RADAR #8
Ferramentas para promover
a internacionalização
A internacionalização da Economia de Defesa nacional
é uma das prioridades da atuação da idD.
Editorial
No último semestre organizámos dois Industry Days, um em formato alargado no âmbito da realização de um plenário do NATO Industrial Advisory Group em Gaia e outro com representantes da Lockheed Martin, em colaboração com a Força Aérea. Nestas iniciativas as entidades nacionais têm a possibilidade de apresentar as suas soluções a representantes dos principais players globais da indústria de defesa, incluindo responsáveis dos departamentos de compras ou de inovação.
Mas não só: sabemos que a participação em grandes feiras internacionais especializadas no setor da Defesa é, também, uma oportunidade para estabelecer contactos comerciais. Assim, a idD marcou presença com stands próprios representando Portugal na EURONAVAL e na Farnborough International Airshow, onde foi assinado um memorando com o ADS Group Ltd para reforçar a colaboração entre a BTID portuguesa e a britânica. A idD esteve ainda presente no Future Forces Forum em Praga, e na Portugal Air Summit em Ponte de Sor.
E porque o contacto com as forças armadas de outros países é fundamental num mercado com especificidades como é o da Defesa, no último semestre a idD reuniu com delegações do Brasil e Egito, potenciando a ligação com mercados fora da Europa.
Paralelamente, em setembro, a idD coorganizou um Info Day sobre as calls de 2022 do Fundo Europeu de Defesa, uma ferramenta para apoiar a investigação e desenvolvimento de novas soluções em consórcio com entidades de outros países. Este Info Day decorreu pouco tempo depois de ser tornado público que 20 entidades nacionais tinham sido selecionadas em resultado das candidaturas às calls de 2021.
Noutro tópico, a Marca de Qualificação do Exército é um garante nos mercados internacionais da utilização e teste em condições operacionais de soluções desenvolvidas por empresas portuguesas, constituindo um apoio importante das forças armadas à indústria. Em 2022 foi entregue a marca de qualificação ao Battle Management System da Critical Software.
Destaque ainda, a nível nacional, para a participação da idD num painel sobre redes internacionais de produção de bens e serviços de defesa da Segurex e no ciclo de Eventos 2022 “Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional”.
Para terminar, e para ilustrar a importância da Defesa na economia nacional, quero destacar a entrega do novo Embraer KC-390 à Força Aérea Portuguesa. Na última década estiveram envolvidas 15 entidades portuguesas no processo de desenvolvimento do Embraer KC-390, incluindo duas participadas da idD, a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal e a ETI. Este projeto representou mais de 650 mil horas de engenharia nacionais, mais de 2 mil desenhos técnicos, e mais de 350 postos de trabalho qualificado. Cada KC-390 vendido no mundo significa 10 milhões de euros em exportações de bens e serviços portugueses. Parabéns a todas as entidades e pessoas envolvidas.
Isto significa que Portugal tem a capacidade de progredir nas cadeias de valor e que tem vindo a fazê-lo. É esse um dos papéis da idD: contribuir para consolidar a Economia de Defesa no nosso país, projetando-a internacionalmente. É essa a razão que nos faz trabalhar em conjunto com a indústria, a academia e com outras entidades públicas.
Aproveito para desejar as maiores felicidades para 2023.
Catarina Nunes
Presidente do Conselho de Administração
Internacionalização das Indústrias de Defesa
NIAG reuniu representantes da Indústria da Defesa transatlântica em Gaia
O NATO Industrial Advisory Group, um órgão consultivo e de assessoria de alto-nível da NATO, reuniu em novembro em Portugal. À margem das sessões plenárias, decorreu um Industry Day em que mais de 30 entidades nacionais puderam apresentar os seus produtos e serviços a 51 entidades de 25 países.
Industry Day com a Lockheed Martin
A idD Portugal Defence, numa iniciativa conjunta com a Força Aérea Portuguesa, promoveu um “Industry Day” com a Lockheed Martin.
Presença institucional na EURONAVAL e no Farnborough International Airshow 2022
A idD, em coordenação com a AED Cluster Portugal, organizou a participação nacional com stand na EURONAVAL em Paris (ver mais), e no Farnborough International Airshow (FIA), no Reino Unido, onde foi assinado um Memorando de Entendimento com o ADS Group Ltd para reforçar a colaboração entre a BTID portuguesa e britânica (ver mais).
Fundo Europeu de Defesa – Info Day 2022
A idD organizou um Info Day para as Empresas e Centros de Investigação poderem concorrer aos 900 milhões de euros do Fundo Europeu de Defesa em 2022.
Fundo Europeu de Defesa – 20 entidades portuguesas selecionadas nas calls de 2021
Para responder às necessidades identificadas nas 23 calls, foram selecionados 61 projetos colaborativos no domínio da investigação e desenvolvimento para a defesa, totalizando um investimento da UE de 1.2 mil milhões de euros. Vinte entidades portuguesas integram os consórcios internacionais de 11 projetos já selecionados pela Comissão Europeia.
Apoio à Definição de Política Pública
Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional
A idD participou no debate público de Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, tendo apresentado a Dimensão Estratégica das Indústrias de Defesa num painel sobre os Desafios na Implementação da Economia de Defesa.
Relação com as Forças Armadas
Marca de Qualificação do Exército entregue à Critical Software
No âmbito da celebração do Dia do Exército, foram entregues os certificados PRT Army Tested e PRT Combat Proven da Marca de Qualificação do Exército ao EyeCommand Battlefront, as aplicações de nível tático do Battle Management System da Critical Software.
Representação Institucional
Delegação do Centro de Obtenções do Exército Brasileiro e Delegação do Egito
A reunião com a delegação brasileira permitiu a apresentação da atividade da idD e das capacidades da Economia de Defesa nacional (ver mais). A Delegação do Egipto visitou várias entidades da indústria de defesa nacional com o objetivo de fomentar os laços de cooperação e de colaboração entre as indústrias de defesa dos dois países (ver mais).
Cooperação com outras Áreas Governativas
idD na Segurex
A idD esteve presente na Segurex, no painel sobre “Redes internacionais de produção bens e serviços de defesa – A economia de defesa em Portugal”.