A idD Portugal Defence reuniu um conjunto de informações que permite fazer um retrato daquilo que é a Economia de Defesa em Portugal.

De números sobre a atividade média das entidades até à caracterização dos Recursos Humanos do setor, aqui encontrará alguns dos dados preliminares recolhidos pela Portugal Defence ao abrigo do protocolo com o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Transição Digital e com o Instituto de Defesa Nacional.

Atividade Empresarial e Conhecimento

A Economia de Defesa Portuguesa possui um conjunto muito diversificado de empresas e de centros de Investigação tecnológica e de formação, abrangendo 40 sectores de atividade que promovem sinergias entre o duplo uso (valores de 2019).

Recursos Humanos

A Economia de Defesa em Portugal assenta em capital humano muito bem preparado, com um elevado nível de educação e formação, que se reflete numa produtividade e em salários que estão muito acima da média nacional (valores de 2019).

Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Em 2019 a competitividade da Economia de Defesa portuguesa assenta cada vez mais no conhecimento e na investigação e desenvolvimento tecnológico, que constituem a base da inovação e da criação de produtos e serviços.

Internacionalização

A Economia de Defesa é composta por empresas com atividade muito orientada para o exterior e com cada vez maior diversificação de mercados, que resulta de um número alargado de parcerias e da crescente integração nas cadeias de valor internacionais.