Livro – Economia de Defesa em Portugal

A caminhar em direção ao futuro

Consulte o primeiro estudo sobre a Economia de Defesa realizado em Portugal. Este trabalho foi realizado pela idD Portugal Defence, em parceria com o GEE – Gabinete de Estratégia e Estudos e o IDN – Instituto da Defesa Nacional.

Download – Economia de Defesa em Portugal

Atividade Empresarial e Conhecimento

O número de empresas identificadas com actividade na área da defesa é agora de 363 (350 anteriormente – inclui empresas que não estão na BTID) e as suas vendas somadas diminuíram 3,1% em 2020 (face a 2019), mais do que o verificado no resto da economia (menos 2%).

Recursos Humanos

O emprego aumentou 5,8% (incluído o efeito do aumento do número de empresas), apesar de 2020 ter sido um ano de crise, e os salários subiram mais do que no resto da economia portuguesa (3,6% contra 1,2%), continuando a reflectir o nível mais elevado de produtividade.

Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

O investimento em I&DT aumentou 9% em 2020 e, juntamente com o número de pessoas afetas a atividades de I&D, continua a ser significativamente maior em % do volume de negócios na Defesa do que no resto da Economia.

Internacionalização

O peso das exportações da economia da defesa subiu de 2% para 2,5% do total em 2021, o que significa que as empresas desta área foram menos afetadas pela quebra verificada no comércio internacional durante a pandemia do que o resto da economia portuguesa.

Descarregue aqui a versão em pdf

Publicações relacionadas