
A Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) compreende o universo da oferta tecnológica e industrial nacional com competências relevantes para o domínio da Defesa.
A BTID é o conjunto de instituições, empresas e entidades científicas e tecnológicas nacionais públicas (incluindo capacidades orgânicas das Forças Armadas) e privadas, com capacidade para intervir nas diferentes fases do ciclo de vida dos sistemas e equipamentos das FA, e que contribuem para a criação de emprego qualificado, o reforço das exportações e afirmação nacional nos mercados internacionais de Defesa.
A BTID é gerida pela idD – Portugal Defence no quadro do desenvolvimento da Economia de Defesa de Portugal.
I – Portugal Defence e BTID
A Base Tecnológica e Industrial de Defesa Nacional (BTID) constitui o universo da oferta tecnológica e industrial nacional com competências relevantes para o domínio da defesa (Resolução do Conselho de Ministros n.º 35/2010). Os seus membros são empresas e outras entidades que demonstrem possuir capacidade para competir nos mercados internacionais de Defesa e Segurança através do desenvolvimento de novas tecnologias ou soluções, da produção de equipamentos, ou da prestação de serviços.
II – Benefícios e Obrigações da BTID
A integração na BTID proporciona os seguintes benefícios e obrigações aos seus membros:
Benefícios
- Acesso a oportunidades de negócios em todas as áreas da Defesa, nacionais e internacionais, incluindo as de organizações como a NATO e a Agência Europeia de Defesa.
- Acesso a informação sobre programas de equipamento militar nacionais e internacionais e outras as necessidades dos parceiros e aliados de Portugal
- Apoio nos contactos e estabelecimento de potenciais parcerias entre empresas, contactos com centros de investigação e de conhecimento e Forças Armadas,.
- Apoio à formação ou integração em consórcios, candidaturas conjuntas a programas de cofinanciamento e participação em projetos colaborativos, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento ou aquisição de soluções nas áreas da segurança e defesa.
- Formação especializada e orientada para as necessidades dos membros.
- Troca de experiência profissional na gestão de processos de aquisição e conhecimento de boas práticas no sector da defesa.
- Apoio na participação em missões comerciais e em feiras nacionais e internacionais.
- Promoção e apoio a atividades e projetos dos membros da BTID que contribuam para o desenvolvimento do sector da Defesa em Portugal.
- Acesso à plataforma de conhecimento da Portugal Defence e a outras fontes de informação nacionais e internacionais;
- Apoio jurídico e de aconselhamento;
- Reconhecimento internacional da idoneidade dos membros da BTID.
Obrigações
- Actuar de uma forma responsável e correcta perante todos os seus interlocutores no âmbito da BTID, sob pena de exclusão.
- Manter a confidencialidade dos dados e demais informação relativa às actividades desenvolvidas no âmbito da BTID sempre que for exigido.
- Assumir o compromisso formal de responder às solicitações da idD Portugal Defence enquanto entidade gestora da BTID.
- Designar de uma pessoa singular e respectivos contactos (nome, email e número telefone) que será o Ponto de Contacto oficial da entidade junto da BTID;
- Contribuir para o bom funcionamento da BTID e manter permanentemente actualizado o repositório de informação da entidade que representa, informando a Portugal Defence sobre qualquer alteração, como por exemplo a alteração dos corpos directivos, contactos ou denominação social;
III – Condições de entrada na BTID
Podem integrar a BTID as empresas, entidades não empresariais do sistema científico e tecnológico nacional, associações empresariais e outras organizações que exerçam, em território nacional, atividade de produção industrial, de serviços, ou outra relacionada com a cadeia de valor das indústrias naval, terrestre, aeronáutica, espacial e ciber no âmbito da segurança e de defesa, e que manifestem o seu interesse em aderir à BTID.
A mera intermediação da venda de bens ou serviços, mesmo que sedeada em território português, não é abrangida por este critério e não dá acesso ao estatuto de empresa associada da BTID.
A Portugal Defence tem reserva exclusiva sobre a admissão e de qualquer candidato à BTID, bem como sobre a exclusão de qualquer membro da BTID.
A adesão à BTID deverá ser efetuada através dos seguintes passos, na plataforma: SmartDefence.pt
- Criação de conta de utilizador: através do registo ou autenticação com Chave Móvel Digital: Registo
- Registe a sua entidade na Smart Defence: aceder ao menu de gestão de perfil e selecionar o separador “Criar perfil de entidade”: Ficha de entidade
- Adesão à BTID: Para submeter a candidatura da sua entidade à Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID), complete os passos anteriores e aceda à seguinte ligação: Candidatura BTID