Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID)

A Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) compreende a capacidade tecnológica e industrial nacional, com competências relevantes para a Defesa.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 52/2023, de 5 de junho, aprovou a Estratégia de Desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa 2023-2033, e define a BTID enquanto conjunto das empresas e das entidades do sistema científico e tecnológico nacional, públicas e/ou privadas, com capacidade para intervir numa ou mais das etapas do ciclo de vida logístico dos equipamentos das Forças Armadas.

Esta estratégia procura alinhar as diretrizes políticas com os atuais instrumentos que enquadram o setor da defesa, como a Bússola Estratégica da União Europeia e o novo Conceito Estratégico da NATO, com o objetivo de potenciar a coordenação entre os setores público e privado, incluindo a indústria, as universidades e as Forças Armadas, incentivando a investigação, desenvolvimento e inovação, experimentação e produção, modernização, redução de emissões e transição energética, economia verde e circular, e a digitalização da economia.

Neste âmbito, a idD encontra-se a rever o regulamento de candidaturas à BTID e a elaborar um Plano de Ação com medidas calendarizadas e indicadores que possibilitem avaliar e medir o desempenho da BTID e apoiar a tomada de decisão política no contexto da economia de defesa.

Retomaremos o canal de candidaturas em breve. Para qualquer questão, contacte-nos através de BTID@iddportugal.pt

A Smart Defence é uma plataforma que visa agregar num só espaço os indivíduos e as entidades nacionais e internacionais que participam no setor da Defesa, como o Ministério da Defesa Nacional, membros das forças armadas, adidos diplomáticos, empresas privadas, centros de investigação, estudantes, jornalistas, entre outros, bem como oportunidades de negócio. Saiba mais em Smart Defence

Página atualizada no dia 12/09/2023