Editorial

FOI UM EXCELENTE 2021, PREPARANDO A ECONOMIA DE DEFESA PARA 2022

As mudanças de ano são um momento de balanço. E o balanço de 2021, que constituiu o primeiro ano completo de funcionamento da idD Portugal Defence, deixa-nos com o sentido de missão cumprida, e a responsabilidade de fazer mais e melhor em 2022.

Apresentámos em dezembro o primeiro estudo sobre Economia de Defesa em Portugal.

Os dados já apurados, a par de outras metodologias que serão apresentadas ao longo de 2022, permitem pela primeira vez caracterizar o setor com alguma segurança e contribuem para a definição de políticas públicas mais informadas.

Já em maio havíamos organizado o Seminário Internacional sobre Economia de Defesa Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, no qual reforçámos a necessidade de aumentar o espaço para as PME no ecossistema de defesa europeu. Esta iniciativa permitiu-nos também reforçar as relações com as nossas congéneres dos outros estados-membros, nos primeiros Diálogos de Indústria de Defesa a nível europeu.

Apostámos na formação, envolvendo parceiros da indústria, da universidade e da defesa.

Em outubro, foi lançada, ainda em modo piloto, a primeira turma da Academia do Arsenal, para atender às necessidades do cluster naval, um projeto que conta com o apoio do PRR. Em novembro, foi assinado o protocolo para o lançamento da Academia Aeronáutica, na OGMA, replicando o modelo para o cluster aeronáutico, e que deverá estar operacional em 2022. Estamos ainda envolvidos no desenvolvimento do EU Cyber Academia and Innovation Hub, um projeto PESCO, que deverá também entrar em funcionamento em 2022.

Preparámos os instrumentos para acelerar a digitalização das PME da defesa, tendo sido bem sucedida a candidatura para a criação do Defence4Tech Hub, o primeiro Digital Innovation Hub na Europa dedicado à Defesa, uma iniciativa que junta 12 parceiros portugueses com o propósito de contribuir para a aceleração da digitalização das PME nacionais. O início de operações deverá também ocorrer já em 2022.

Contribuímos para a internacionalização. Organizámos Industry Days com três dos principais players do setor da defesa, a Thales, a Leonardo e a Airbus, e ainda Country Days com a Bélgica e a Alemanha, de modo a facilitar a integração de empresas e outras entidades portuguesas em cadeias de fornecimento globais.

Estivemos presentes em feiras do setor da defesa na Grécia, Reino Unido, Egito, Eslováquia, Espanha e Turquia, tendo sido realizadas mais de 100 reuniões e contactos com autoridades de defesa e empresas e outras entidades estrangeiras.

Por forma a aliar a digitalização, a internacionalização e o conhecimento deu-se início ao desenvolvimento da Plataforma Inteligente de Economia de Defesa que visa criar uma comunidade de agentes em rede e suporta a integração de empresas (BTID), de organizações de I&D, de instituições públicas e das FFAA no ecossistema da Economia de Defesa.

Facilitámos o acesso ao financiamento e à informação. Organizámos um Info Day e criámos uma task force com o objetivo de aumentar a participação de entidades portuguesas no Fundo Europeu de Defesa e disponibilizámos uma área sobre financiamento no nosso site.

Trabalhámos de modo a identificar entidades portuguesas para integrar no futuro CapTech sobre o Espaço da EDA. Desenvolvemos um manual sobre compras públicas para a inovação.
Reforçámos a nossa presença no NATO Industrial Advisory Group e lançámos um guia sobre processos de aquisição da NATO. Refrescámos o nosso site e criámos a RADAR, a newsletter que nos coloca em contacto mais próximo com os nossos parceiros.

Estas, e outras iniciativas, só foram possíveis devido ao apoio e à confiança de muitas outras entidades da defesa nacional, da indústria e do meio académico que encontraram na idD Portugal Defence um parceiro para o desenvolvimento da Economia da Defesa em Portugal. A todas elas devemos um profundo agradecimento!

Termino desejando um excelente 2022, ano em que serão muitos os desafios que temos por diante. Juntos, somos mais fortes.

Marco Capitão Ferreira
Presidente do Conselho de Administração

Estudo

Apresentação do primeiro Estudo sobre Economia de Defesa em Portugal

O primeiro estudo sobre a Economia de Defesa realizado em Portugal foi apresentado na sexta-feira, 17 de dezembro de 2021, com transmissão em direto no canal de YouTube da idD Portugal Defence. Este estudo foi realizado pela idD Portugal Defence, em parceria com o GEE – Gabinete de Estratégia e Estudos e o IDN – Instituto da Defesa Nacional.
Saiba mais AQUI


Networking

Industry Day com a Airbus

A idD Portugal Defence, em parceria com a AED Cluster e a Airbus, promoveu um Industry Day com o objetivo de apresentar as soluções de empresas e outras entidades nacionais às equipas Defence and Space, Commercial, Helicopters e AirBusiness Academy da Airbus, assim como a alguns dos seus fornecedores Tier 1, como a Mecachrome, a Lauak, a REXIAA e a Stelia.
Saiba mais AQUI


Networking

Industry Day com a Leonardo

A idD Portugal Defence, em parceria com a AED Cluster e a Leonardo, organizou um “Industry Day” com o objetivo de promover a integração de empresas e outras entidades nacionais na cadeia de fornecimento desta importante multinacional de origem italiana do setor da defesa.
Saiba mais AQUI


Feiras Internacionais

idD Portugal Defence presente da EDEX 2021

A idD Portugal Defence participou na Egypt Defence Expo 2021 (EDEX), que se realizou entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2021, no Cairo, Egito. No âmbito da missão de promoção da Economia de Defesa e da BTID portuguesa, a idD Portugal Defence realizou um total de 20 reuniões com entidades e empresas de vários países, com particular enfoque nas entidades governamentais egípcias.
Saiba mais AQUI


Cooperação

Delegação da Argélia em diálogo com a indústria de Defesa portuguesa

Por ocasião da 14ª Reunião da Comissão Mista de Defesa Portugal-Argélia, que se realizou dia 6 de dezembro, a idD Portugal Defence participou nas reuniões políticas e promoveu um dia dedicado às indústrias de defesa nacionais a fim de promover um diálogo e cooperação mais aprofundados. A Delegação da Argélia reuniu-se com a idD e empresas do setor naval e da aeronáutica.
Saiba mais AQUI


Financiamento

PRR: Abertos incentivos para a “Descarbonização da Indústria”

Já está disponível o regulamento para o Sistema de Incentivos da Componente 11 do PRR para a “Descarbonização da Indústria”, uma iniciativa no valor de 715 milhões de euros que se destina a promover e apoiar financeiramente a descarbonização do setor industrial e empresarial, contribuindo para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono.
Saiba mais AQUI

MARCA DE QUALIFICAÇÃO A SISTEMAS E EQUIPAMENTOS

A idD Portugal Defence e o Exército Português promovem a qualificação de sistemas e equipamentos militares com duas marcas: PRT Army Tested e Combat Proven. Se tem um produto que pode ser qualificado, basta seguir os passos disponíveis em iddportugal.pt.

Saiba mais AQUI