RADAR #9
Oportunidades para a economia
nacional na NATO
Editorial
Na semana em que a NATO celebra o seu 74.º aniversário, e a entrada de mais um estado-membro, destacamos na RADAR algumas oportunidades para as entidades da BTID no seio da Aliança em áreas como as aquisições, a I&D ou a inovação.
Nos últimos anos, em particular desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, a NATO tem vindo a promover o papel estratégico das indústrias de defesa, do setor privado e das entidades académicas e centros de investigação para reforçar a sua superioridade.
Neste sentido, e para além das iniciativas já em curso, a NATO lançou propostas como o Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA) ou o NATO Edge, um evento que se deverá realizar a cada dois anos em formato de feira.
Confira as oportunidades em baixo e contacte-nos para obter mais informações.
Aquisições no âmbito da NATO
NATO Communications and Information Agency
A NCIA lidera os esforços da NATO no meio digital, incluindo adquirir, instalar e assegurar a defesa dos sistemas de comunicações.
As oportunidades de aquisição da NCIA na área de C4ISR estão disponíveis aqui, estando já em funcionamento a nova plataforma online da NCIA, Neo eProcurement. Recomendamos ainda a consulta dos Basic Ordering Agreement (BOA), da Not-For-Profit Framework, da NATO Industry Cyber Partnership, e do COI Cooperation Portal.
NATO Support and Procurement Agency
A NSPA é a principal agência de logística e compras na NATO, podendo as oportunidades de aquisição da NSPA ser consultadas aqui. Recomendamos ainda o registo no portal eProcurement.
Outras entidades dotadas de aquisição
Outras entidades como o Allied Command Operations (ACO), o Allied Command Transformation (ACT), incluindo os seus comandos subordinados (JFTC, JWC, e JALLC), o Quartel-General da NATO ou a Divisão de Investimento em Defesa, também conduzem processos de aquisição de interesse.
Saiba mais AQUI
Oportunidades de I&D
NATO Industrial Advisory Group
O NIAG é um órgão de consulta e de aconselhamento de alto nível, composto por representantes da indústria, atuando como um fórum de peritos sobre aspetos industriais, técnicos, tecnológicos e outros aspetos relevantes da I&D e produção de equipamentos de defesa e segurança dentro da Aliança, conduzindo, para o efeito, estudos abertos à participação da indústria.
Saiba mais AQUI
NATO Science & Technology Organization
O STO é o principal ator da NATO para a ciência e tecnologia de defesa e segurança, promovendo e conduzindo investigação de apoio ao desenvolvimento de capacidades, fornecendo também aconselhamento estratégico aos decisores da NATO.
A investigação é conduzida através dos seguintes comités cientifico-tecnológicos: Applied Vehicle Technology; Human Factors and Medicine; Information Systems Technology; Modelling and Simulation; System Analysis and Studies; Systems Concepts and Integration; e, Sensors and Electronics Technology.
Saiba mais AQUI
Science for Peace and Security (SPS) Programme
O Programa SPS promove o diálogo e a cooperação prática no âmbito da investigação científica, inovação tecnológica e partilha de conhecimento entre os Aliados e nações parceiras, oferecendo financiamento, aconselhamento especializado e apoio a atividades específicas relevantes à segurança e defesa.
Saiba mais AQUI
Inovação
Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic
O DIANA tem por objetivo acelerar soluções baseadas em tecnologias emergentes e disruptivas – particularmente de duplo uso – que respondam a desafios de defesa e segurança críticos. Portugal participa no DIANA através de um Centro de Testes, localizado no Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), e de um Acelerador, gerido pela idD.
Saiba mais AQUI
NATO Innovation Fund
O NATO Innovation Fund (NIF) é um fundo de capital de risco multi-soberano, com um capital de mil milhões de euros, que Portugal subscreve, para investir em start-ups que estejam a desenvolver tecnologias de duplo-uso, emergentes e disruptivas, em áreas críticas para a segurança dos Aliados, podendo complementar o DIANA.
Saiba mais AQUI