• O NATO Industrial Advisory Group, um órgão consultivo e de assessoria de alto-nível que atua como ponto focal e porta-voz das indústrias e das associações nacionais de defesa e segurança junto da NATO, reuniu de 28 a 30 de novembro de 2022 em Vila Nova de Gaia.
  • À margem das sessões plenárias, decorreu um Industry Day com o objetivo de apresentar produtos e serviços de mais de 30 entidades nacionais, contribuindo para promover a internacionalização da economia de defesa nacional.
  • Estiveram representadas 51 entidades de 25 países, incluindo alguns dos principais players globais da indústria de defesa, associações empresariais e agências da NATO.

O NIAG é um órgão consultivo e de assessoria de alto-nível que promove a partilha de informação entre a NATO, os Aliados e a sua indústria.

O grupo reúne três vezes por ano, uma das quais fora do Quartel-General da NATO, em Bruxelas.

A idD Portugal Defence, enquanto representante nacional no NIAG, apresentou uma candidatura para que em 2022 esta reunião externa decorresse em Portugal.

Estiveram representadas 51 entidades de 25 países, incluindo entidades da NATO, associações empresariais e alguns dos principais players globais da indústria de defesa, como a Airbus, a BAE Systems, a Leonardo, a Navantia, a Raytheon, a Saab e a Thales.

Além das sessões plenárias decorreu um Industry Day com o objetivo de demonstrar as capacidades da Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) e impulsionar eventuais oportunidades de negócio, cooperação e colaboração, potenciando a Economia de Defesa, uma área com um impacto importante na economia nacional.

O Industry Day contou com a presença de 43 entidades nacionais, das quais 30 participaram em formato de exibidores, com um stand associado, incluindo empresas, centros de investigação e universidades, com múltiplos âmbitos de atuação, sendo um reflexo da diversidade de competências e capacidades do tecido empresarial e do sistema e científico e tecnológico em Portugal.

Durante o evento decorreram demonstrações de protótipos, produtos e serviços aos representantes do NIAG, incluindo veículos aéreos autónomos, sistemas de cibersegurança e ciberdefesa, vestuário militar inteligente, sistemas de simulação e treino, de comunicação, de comando e controlo, ou de vigilância, sistemas de avaliação de deformações para pás de turbinas, tendas militares e de campanha, bem como demos de fuselagem de rockets, proteções térmicas para satélites, sistemas de controlo para satélites, recetores de navegação precisa, componentes estruturais leves e materiais compósitos avançados.

A organização do evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.