A Comissão Europeia publicou os resultados das calls de 2021 do Fundo Europeu de Defesa (FED).

Para responder às necessidades identificadas nas 23 calls, foram selecionados 61 projetos colaborativos no domínio da investigação e desenvolvimento para a defesa, totalizando um investimento da União Europeia (UE) de aproximadamente 1.2 mil milhões de Euros.

De entre os consórcios vencedores, foi possível assegurar a representação portuguesa em 20, os quais representam cerca de 569 milhões de Euros do orçamento total e dos quais 516 milhões de Euros – 91% – correspondem à verba total financiada.

A lista de projetos e de entidades portuguesas participantes no programa do FED para 2021 pode ser consultada na tabela abaixo:

Recorda-se ainda que se encontra a decorrer o período de candidaturas às calls de 2022 do FED, o qual termina em novembro, podendo ser consultada informação mais sistematizada a este respeito aqui.

A idD – Portugal Defence promove, em setembro próximo, um evento informativo que pretende clarificar os principais objetivos do FED, bem como potenciar a participação da indústria nacional neste programa.