Candidate aqui o seu sistema ou equipamento
Primeiro, deve consultar o Regulamento deste procedimento, preencher o Caderno de Candidaturas e enviá-lo para o endereço info@iddportugal.pt
Em conjunto com o Exército Português, a idD Portugal Defence analisa a candidatura e entra em contacto com a entidade proponente para esclarecer dúvidas e agendar os testes necessários
Depois de verificados todos os requisitos, a idD Portugal Defence e o Exército Português organizam um evento público para atribuição da marca de qualificação
Consulte os produtos com qualificação atribuída pelo Exército Português:
Vestuário Ativo com Proteção NBQR
O produto “Vestuário Ativo com Proteção NBQR” é solução multicamada para a proteção ativa contra ameaças NBQR com elevados níveis de conforto em ambiente operacional. Para isso, foi usada uma combinação de estruturas fibrosas avançadas com revestimentos com função de filtração, proteção e formação de interfaces funcionais.
Entidades: Latino – Confecções, LDA.; Universidade do Minho; Tintex Textiles S.A.; Sciencentris; Exército Português
Marca de Qualificação: Army Tested
Capacete Balístico AUXDEFENSE
Produto inserido no pilar Sobrevivência do projeto do Sistema de Combate do Soldado, tendo sido desenvolvidos com base nos requisitos operacionais e especificações técnicas de referência. O capacete modular com proteção balística Auxdefense, é constituído por um casco rígido, um par de calhas laterais do tipo Accessory Rail Connectors (ARC) compatíveis com o sistema Picatinny, para fixação de diversos equipamentos, um shroud (adaptador universal) frontal, um arnês de retenção com botão rotativo de ajuste, um conjunto de proteções interna amovíveis e um conjunto de faixas em material aderente aplicada no exterior do casco, para fixação de insígnias, identificação e outros acessórios.
Entidades: FIBRAUTO – Fabrico de Objectos em Polyester, LDA.; LMA – Leandro Manuel Araújo, S.A.; Universidade do Minho
Marca de Qualificação: Combat Proven
Colete Tático com Proteção Balística AUXDEFENSE
Produto inserido no pilar Sobrevivência do projeto do Sistema de Combate do Soldado, tendo sido desenvolvidos com base nos requisitos operacionais e especificações técnicas de referência. O colete tático com proteção balística Auxdefense, de conceção modular, é constituído por um arnês de tronco (frente e dorso) de baixo perfil, sistema de distribuição de cargas (ombreira), faixa lombar e por um cinturão anti fragmentação associado a suspensórios ajustáveis, apresentando características de grande resistência, durabilidade e robustez, com aptidão para uso militar.
Entidades: Latino – Confecções, LDA.; LMA – Leandro Manuel Araújo, S.A.; Universidade do Minho
Marca de Qualificação: Combat Proven
Conjunto de Cotoveleiras de Proteção AUXDEFENSE
Produto inserido no pilar Sobrevivência do projeto do Sistema de Combate do Soldado, tendo sido desenvolvidos com base nos requisitos operacionais e especificações técnicas de referência. O conjunto de cotoveleiras de proteção AUXDEFENSE baseou-se numa filosofia de design focada no utilizador, assegurando proteção, conforto e liberdade de movimentos.
Entidades: FIBRAUTO – Fabrico de Objectos em Polyester, LDA.; Latino – Confecções, LDA.; LMA – Leandro Manuel Araújo, S.A.; Universidade do Minho
Marca de Qualificação: Combat Proven
Conjunto de Joelheiras de Proteção AUXDEFENSE
Produto inserido no pilar Sobrevivência do projeto do Sistema de Combate do Soldado, tendo sido desenvolvidos com base nos requisitos operacionais e especificações técnicas de referência. O conjunto de joelheiras de proteção AUXDEFENSE baseou-se numa filosofia de design focada no utilizador, assegurando proteção, conforto e liberdade de movimentos.
Entidades: FIBRAUTO – Fabrico de Objectos em Polyester, LDA.; Latino – Confecções, LDA.; LMA – Leandro Manuel Araújo, S.A.; Universidade do Minho
Marca de Qualificação: Combat Proven
EyeCommand Battlefront (aplicações de nível tático do BMS, sendo a designação comercial dada ao BMS pela CSW)
O Battlefield Management System (BMS), é um sistema de Comando e Controlo (C2) terrestre, que garante o acesso e atualização permanente da imagem operacional comum (COP – Common Operational Picture), como base essencial para a compreensão da situação operacional que liga o escalão batalhão aos escalões inferiores (companhia, pelotão e secção).
Entidade: Critical Software
Marca de Qualificação: Army Tested e Combat Proven
GRC-525
A família de rádios digitais GRC-525 é constituída pelas versões manpack (PRC-525), veicular e fixa, trabalhando na banda de 1,5 a 512 MHz, tendo capacidade de se adaptar a uma variada gama de situações operacionais, permitindo utilizar o rádio como um Combat Net Radio em redes táticas de voz e dados e, com equipamento adicional, como Packet Radio, repetidor ou ponto de acesso rádio para interligação à rede comutada ou a LANs e WANs. A finalidade do sistema GRC-525, é de permitir comunicações multi-banda, de voz e dados, e tem como objetivo operacional a realização de comunicações por radiofrequência, em modo manpack, veicular ou fixo.
Entidade: EID, S.A
Marca de Qualificação: Army Tested
ICC-201
O sistema de intercomunicação IP ICC-201 fornece comunicações de voz e dados, e o acesso ao equipamento de radiofrequência, entre membros de uma tripulação de um veículo militar ou de uma shelter. O sistema é constituído pela unidade central IC-201, altifalante e diversos terminais de utilizador (vide figura). Suporta interfaces de voz e dados (RS232 e Ethernet) para equipamentos, tais como rádios táticos, central telefónica digital, telefone de campanha, entre outros, e também interfaces (sobre cobre e fibra ótica) para routers IP ou outros veículos, permitindo a partilha e expansão de recursos do sistema. O sistema inclui ainda, a função de cancelamento de ruído ativo, baseado em algoritmos sofisticados sobre DSP, que garante uma excelente qualidade de voz, mesmo em veículos muito ruidosos.
Entidade: EID, S.A
Marca de Qualificação: Army Tested
ICC-251
O sistema de intercomunicação ICC-251 fornece comunicações de voz e dados, e o acesso ao equipamento de radiofrequência, entre membros de uma tripulação de um veículo militar ou de uma shelter. O sistema é constituído pela unidade central IC-251, altifalante e diversos terminais de utilizador (vide figura). As conexões entre o IC-251 e os terminais de utilizadores é totalmente digital, exigindo apenas cabos, que também providenciam a respetiva alimentação. Suporta interfaces de voz e dados (RS232) para equipamentos externos, tais como rádios táticos, computadores e modems. O sistema ICC-251, inclui ainda a função de cancelamento de ruído ativo, baseado em algoritmos sofisticados sobre DSP, que garante uma excelente qualidade de voz, mesmo em veículos muito ruidosos.
Entidade: EID, S.A
Marca de Qualificação: Army Tested
SCS – Conjunto térmico underwear para uniforme de combate
Conjunto underwear composto por calça e camisola em malha rib ref. 61909 com caracteristicas de isolamento térmico. Peças que permitem ajuste ao corpo e ergonomia de movimentos, apresentando adequada compatibilidade com combat shirt, calças de combate e botas.
Entidades: CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal; A Sampaio & Filhos Têxteis S.A.
Marca de Qualificação: Army Tested
SCS – Botas de combate
Bota para utilização principal em climas temperados apresentando boa capacidade de evaporação, proteção no tornozelo e confecionada com material ignífugo. Compatíveis com o padrão de camuflagem multiterreno desenvolvido e com o tipo de tecido utilizado para o colete balístico. Ajuste adequado à utilização com Combat Shirt e Calças de Combate.
Entidade: ICC Lavoro- Indústrias e Comércio de Calçado, S.A.
Marca de Qualificação: Army Tested
SCS – Conjunto Imperméavel para uniforme de combate
Conjunto impermeável composto por calças e casaco, fabricado com tecido tipo III. Vestuário de proteção à água, apresentando ergonomia, facilidade de movimentos, facilidade de vestir e despir e bem ajustado à utilização com Combat Shirt, Calças de Combate, botas de combate e colete tático com placas de proteção balística. Tecido tipo III apresentando elevada impermeabilidade à água, resistência mecânica, respirabilidade, conforto, durabilidade, facilidade de limpeza e conservação. Tecido trilaminado estampado com a camuflagem multiterreno. A aplicação principal deste tecido será nas calças e casaco impermeáveis.
Entidades: Riopele Têxteis S.A; Damel – Confecção de Vestuário Lda; CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal
Marca de Qualificação: Army Tested
SCS – Sistemas de Carga
Conjunto de sistemas de carga composto por mochila de assalto incluindo mochila de socorrista, bolsa para o sistema de hidratação e bolsa de primeiros socorros, fabricado com tecido tipo II com estampado camuflado multiterreno. Sistemas compatíveis entre si e com colete tático com placas de proteção balística, tanto em termos ergonómicos como com o padrão de camuflagem desenvolvido. Permitem adequar cargas individuais às necessidades da missão, através de equipamento modular e flexível para transporte de carga. Tecido tipo II apresentando elevada resistência mecânica, durabilidade, facilidade de limpeza e conservação, retardante de fogo e com repelência à água, estampado com a camuflagem multiterreno e reduzida assinatura NIR.
Entidades: Riopele Têxteis S.A.; Monte Campo Artigos Desportivos Lda.; CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal
Marca de Qualificação: Army Tested
SCS – Uniforme de Combate
Uniforme de combate composto por combat shirt e calças de combate, fabricado com tecido tipo I e malha ref.63792. Vestuário de proteção apresentando ergonomia, facilidade de movimentos, com cotoveleiras e joelheiras reforçadas podendo incorporar cotoveleiras e joelheiras amovíveis para reforçar a proteção. Tecido tipo I apresentando elevada resistência mecânica, respirabilidade, conforto, durabilidade, facilidade de limpeza e conservação. Retardante do fogo, estampado com a camuflagem multiterreno e reduzida assinatura NIR. Malha jersey ref.63792 retardante de fogo, cumprindo a EN ISO 14116 e EN 11612.
Entidades: Riopele Têxteis S.A.; A Sampaio & Filhos Têxteis, S.A.; Damel – Confecção de Vestuário Lda.; CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal
Marca de Qualificação: Army Tested
ACU – Uniforme de Guarnição
Uniforme de guarnição constituido por dolman e calças de combate, panamá e quico, fabricado com tecido composto por algodão e poliamida com elevada resistência mecânica, respirabilidade, conforto, durabilidade, facilidade de limpeza e conservação, estampado com a camuflagem multiterreno e apresentando reduzida assinatura NIR. Conjunto de vestuário confortável, ergonómico e funcional apresentando facilidade de movimentos, com cotoveleiras e joelheiras reforçadas para aumentar a durabilidade e a proteção.
Entidades: Riopele Têxteis S.A.; Damel – Confecção de Vestuário Lda.; Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial; CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal
Marca de Qualificação: Army Tested
Simulador de condução Dinâmica da VBR 8×8 PANDUR II – Pandur Dynamic Driving Simulator (PDDS)
O PDDS é um sistema de simulação virtual, materializado num simulador de condução dinâmica da VBR 8×8 PANDUR II e tem por finalidade aumentar a rentabilidade da formação e do treino, minimizando os custos de utilização dos equipamentos reais e reduzindo o risco de acidentes, num enquadramento tão realista quanto possível.
Entidade: EMPORDEF – Tecnologias de Informação, S.A. (ETI)
Marca de Qualificação: Army Tested
Combat Shirt NTatical Mod. 4.0
A Combat Shirt é uma camisola de combate multifunções, para utilização militar, com o objetivo de melhorar as condições de operacionalidade do combatente, na utilização do colete de proteção balístico/tático, em ambiente de treino e em teatros de operações.
Entidades: Fabricado pela empresa New Textiles, Lda e comercializado pela empresa NTG, Lda
Marca de Qualificação: Army Tested e Combat Proven
Mini-UAS AR4 Light Ray
O Mini-UAS AR4 Ligth Ray é um sistema aéreo não tripulado remotamente pilotado, de classe I, da categoria mini, de acordo com o NATO STANAG 4670. A aeronave é de asa fixa e propulsão elétrica, sendo desenvolvido para recolher e disponibilizar imagens em tempo real. Tem capacidade de gravar imagens de alta definição para tratamento posterior. Este tipo de equipamento, enquadra-se no âmbito da capacidade de Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento Terrestre.
Entidade: TEVEKER Autonomous Systems, Lda
Marca de Qualificação: Army Tested
Consulte aqui todas as entidades com qualificação atribuída pelo Exército Português:
Publicações relacionadas
Página atualizada no dia 12/12/2023