Editorial

Internacionalização e Qualificação da BTID

Nas últimas semanas, a equipa da idD Portugal Defence tem continuado a apostar na promoção tanto da Internacionalização como da Qualificação da Economia de Defesa.

No campo da internacionalização, destaca-se o Industry Day com a Thales, uma iniciativa que trouxe a Portugal as equipas de Procurement de um dos principais players mundiais do setor da defesa com o objetivo de promover a integração de empresas nacionais na sua cadeia de fornecimento. Participaram cerca de 15 empresas, tendo decorrido mais de 20 reuniões B2B.

Ainda este mês, nos dias 23 e 26 de novembro, decorrerão iniciativas similares com a Leonardo e a Airbus, um ciclo que se manterá para o ano de 2022, com a realização de pelo menos mais três iniciativas do mesmo género no primeiro semestre do ano.

A idD esteve ainda presente na DSEI 2021 em Londres, na FEINDEF 2021 em Madrid e na reunião do NIAG – NATO Industrial Advisory Group e no NATO Industry Forum em Roma. No final do mês estará presente com um stand próprio na EDEX 2021, no Cairo.

No campo da qualificação destacam-se o início de atividade da Academia do Arsenal e o lançamento da Academia Aeronáutica by OGMA. Estes projetos, que funcionam junto de duas “âncoras” dos clusters naval e aeronáutico, a Arsenal do Alfeite e a OGMA, pretendem oferecer formação nas áreas naval e aeronáutica, mas também atrair e reter engenheiros, e ainda reforçar a ligação entre a indústria e as universidades, promovendo a inovação nos respetivos clusters.

A idD Portugal Defence está também envolvida no EU Cyber Academia and Innovation Hub (EU CAIH), um projeto PESCO que visa formar profissionais na área ciber e que deverá iniciar operações em 2022.

Networking

Industry Day com a Thales

A idD Portugal Defence e a Thales organizaram o “Industry Day: idD Portugal Defence & Thales” com o objetivo de promover a integração de empresas nacionais na cadeia de fornecimento de um dos principais players mundiais do setor da defesa, com cerca de 70 participantes de empresas nacionais, da Thales e de instituições governamentais.
Saiba mais AQUI


Formação

Lançada Academia Aeronáutica de Portugal para apoiar a qualificação do Cluster Aeronáutico e de Defesa

Foi assinado um protocolo para o lançamento, no primeiro semestre de 2022, da Academia Aeronáutica de Portugal, na presença do Primeiro-Ministro, do Ministro da Defesa Nacional e do CEO da Embraer. Este acordo envolve a OGMA, a idD Portugal Defence, o Consórcio de Escolas de Engenharia e a AED Cluster.
Saiba mais AQUI


Formação

Ministro da Defesa lança nova Academia do Arsenal 4.0

A nova Academia do Arsenal 4.0, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em €2 milhões, foi lançada pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no quadro da estratégia de desenvolvimento do cluster naval em Portugal. A Academia terá um papel estruturante na preparação e qualificação dos profissionais do setor para os novos processos tecnológicos da indústria naval.
Saiba mais AQUI


Cooperação

idD Portugal Defence e Marinha Portuguesa assinam protocolo para promover Economia de Defesa

O protocolo assinado permitirá aprofundar a cooperação entre as duas entidades, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento continuado da Base Tecnológica Industrial da Defesa e para o aumento da operacionalidade da Marinha. A cooperação entre a idD Portugal Defence e a Marinha Portuguesa está já em curso, nomeadamente, por exemplo, no âmbito da atribuição do estatuto de Zona Livre Tecnológica ao CEOM – Centro de Experimentação Operacional da Marinha.
Saiba mais AQUI


NATO

idD Portugal Defence no NATO Industrial Advisory Group e NATO Industry Forum 2021

A idD Portugal Defence representou Portugal nas reuniões plenárias do NATO Industrial Advisory Group (NIAG), que se realizaram em Roma a 15 e 16 de novembro, no NATO Industry Forum (NIF), a 17 e 18 de novembro, e participou num Industry Day, a 19 de novembro, organizado por Itália, com demonstrações reais usando meios das Forças Armadas daquele país.
Saiba mais AQUI


Feiras Internacionais

idD Portugal Defence presente da DSEI e na FEINDEF

A idD Portugal Defence esteve presente nas feiras internacionais de defesa em Londres (DSEI) e Madrid (FEINDEF) com o objetivo de apoiar a indústria nacional nos seus negócios, no encontro de parceiros para projetos de interesse nacional e no estabelecimento de novas relações com contrapartes de outros países.

Saiba mais AQUI (DSEI) e AQUI (FEINDEF)


Espaço

Apresentada Estratégia da Defesa Nacional para o Espaço 2020-2030

A Estratégia da Defesa Nacional para o Espaço 2020-2030 foi  apresentada nas Jornadas da Defesa Nacional sobre o Espaço. Marco Capitão Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da idD Portugal Defence, destacou os pilares essenciais desta estratégia e os potenciais contributos da indústria nacional.
Saiba mais AQUI


Cooperação

Arsenal do Alfeite recebe navio da Marinha Marroquina

A Arsenal do Alfeite recebeu no final de outubro o navio patrulha da Marinha Real de Marrocos “ETTAWFIQ” para uma operação de manutenção que decorrerá ao longo dos próximos 22 meses, dando-se cumprimento ao objetivo de internacionalização da Arsenal do Alfeite.
Saiba mais AQUI

MANUTENÇÃO DE SUBMARINOS EM PORTUGAL

Operação de flutuação e saída da doca do Arpão

Realizou-se este sábado a flutuação e a saída da doca seca da Arsenal do Alfeite, S.A. do submarino Arpão. Esta operação integra a primeira revisão intermédia de um submarino da classe Tridente realizada em Portugal. Até à data, todas as ações de manutenção com docagem tinham sido realizadas no estaleiro construtor, na Alemanha, com custos muito elevados para o país.

Saiba mais AQUI