Oportunidades

A idD Portugal Defence acompanha os principais programas e entidades da NATO e da União Europeia que representam oportunidades para as empresas e entidades nacionais no setor da defesa. Promove igualmente a ligação ao ecossistema nacional, nomeadamente às oportunidades geradas pelas Forças Armadas Portuguesas. Fique a conhecer as principais organizações, as suas áreas de atuação e como participar nos seus processos de aquisição e inovação.

Portugal

ACINGOV

ACIN.GOV — Plataforma eletrónica de compras públicas

A acinGov é a plataforma eletrónica oficial de contratação pública em Portugal, utilizada por empresas e entidades que pretendem concorrer a procedimentos públicos, incluindo os lançados pelas Forças Armadas. Destinada a entidades públicas e operadores económicos, permite a desmaterialização integral dos processos de aquisição, promovendo maior eficiência, transparência e agilidade.

Clique para saber mais.

Diário da República

Diário da República — Concursos Públicos Nacionais

O Diário da República Eletrónico (DRE) publica os procedimentos de contratação pública lançados por entidades nacionais, incluindo os ramos das Forças Armadas e organismos do Ministério da Defesa Nacional.

Clique para saber mais.

NATO

NSPA — NATO Support and Procurement Agency

NSPA — NATO Support and Procurement Agency

A NATO Support and Procurement Agency (NSPA) é a agência subsidiária da NATO responsável pela aquisição, fornecimento e gestão do ciclo de vida de equipamento, produtos e serviços da NATO, dos Aliados e das nações parceiras. Atua em áreas como o armamento, serviços de apoio logístico e manutenção de capacidades operacionais em missões da Aliança.

Clique para saber mais.

NSPA Vendor E-Registration Tool.

eProcurement NSPA.

Código de conduta para fornecedores (2024)

NCIA — NATO Communications and Information Agency

NCIA — NATO Communications and Information Agency

A NATO Communications and Information Agency (NCIA) é responsável por fornecer capacidades tecnológicas de comunicação, informação e ciberdefesa à NATO. Trabalha em áreas como cibersegurança, sistemas C4ISR, inteligência artificial e gestão de dados, promovendo concursos e projetos tecnológicos com parceiros industriais e académicos.

Clique para saber mais.

Procurement NCIA.

NATO DIANA — Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic

DIANA — Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic

O NATO DIANA é o acelerador de inovação da NATO, que liga startups, PMEs e centros tecnológicos ao ecossistema de defesa da Aliança. Foca-se em tecnologias emergentes e disruptivas (EDTs). Financia desafios tecnológicos com potencial dual-use.

Clique para saber mais.

STO — NATO Science and Technology Organization

STO — NATO Science and Technology Organization

O NATO Science & Technology Organization (STO) é o principal ator da Aliança para a ciência e tecnologia de defesa e segurança, sendo a sua missão conduzir investigação de apoio ao desenvolvimento de capacidades baseado num esforço colaborativo, envolvendo entidades governamentais, académicas e a indústria.  

Clique para saber mais.

NIAG — NATO Industrial Advisory Group

NIAG — NATO Industrial Advisory Group

O NATO Industrial Advisory Group (NIAG) é um órgão consultivo de alto nível da NATO que atua como ponto focal e porta-voz da indústria e das associações nacionais do setor da defesa e segurança. A participação de empresas e entidades nacionais no NIAG representa uma mais-valia estratégica, permitindo identificar antecipadamente questões industriais, tecnológicas e de gestão com impacto nos requisitos de desenvolvimento, produção e aquisição de capacidades militares.

Clique para saber mais.

Procurement da NATO

Procurement da NATO

O presente guia pretende auxiliar a Base Tecnológica e Industrial de Defesa no acesso a oportunidades de negócio, bem como contextualizar os procedimentos conduzidos pelas entidades da NATO, apresentando aspetos relevantes no que concerne os processos e os procedimentos de aquisição da Aliança.

Consulte o Guia de Participação em Procedimentos Concursais.

União Europeia

FED — Fundo Europeu de Defesa

FED — Fundo Europeu de Defesa (European Defence Fund)

O FED é o principal instrumento financeiro da UE para promover a competitividade, inovação e autonomia estratégica da indústria europeia de defesa. Financia projetos colaborativos em investigação e desenvolvimento de capacidades, com foco em PME, mid-caps e consórcios transnacionais.

Clique para saber mais.

CapTechs — Grupos Tecnológicos da EDA (European Defence Agency)

CapTechs — Grupos Tecnológicos da EDA (European Defence Agency)

Os CapTechs são grupos técnicos especializados geridos pela Agência Europeia de Defesa (EDA), focados em áreas como sistemas terrestres, aéreos, marítimos, ciberdefesa, materiais, IA, espaço, entre outros. Empresas, universidades e centros de I&D podem participar como peritos e influenciar prioridades tecnológicas da UE.

Clique para saber mais.

Procurement da UE

TED – Procurement da UE

A Comissão Europeia e a EDA publicam concursos públicos para serviços, estudos, ferramentas e apoio à execução de políticas europeias de defesa e segurança. A participação é aberta a empresas e consórcios europeus. Os concursos são publicados no portal TED (Tenders Electronic Daily) e nos sites das entidades.

Clique para saber mais.

Página atualizada no dia 24/07/2025