A idD Portugal Defence reuniu um conjunto de informações que permite fazer um retrato daquilo que é a Economia de Defesa em Portugal.
De números sobre a atividade média das entidades até à caracterização dos Recursos Humanos do setor, aqui encontrará alguns dos dados preliminares recolhidos pela Portugal Defence ao abrigo do protocolo com o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Transição Digital e com o Instituto de Defesa Nacional.
Factsheet Economia de Defesa 2022
Atividade Empresarial e Conhecimento
O número de empresas identificadas com actividade na área da defesa é agora de 363 (350 anteriormente – inclui empresas que não estão na BTID) e as suas vendas somadas diminuíram 3,1% em 2020 (face a 2019), mais do que o verificado no resto da economia (menos 2%).
Recursos Humanos
O emprego aumentou 5,8% (incluído o efeito do aumento do número de empresas), apesar de 2020 ter sido um ano de crise, e os salários subiram mais do que no resto da economia portuguesa (3,6% contra 1,2%), continuando a reflectir o nível mais elevado de produtividade.
Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
O investimento em I&DT aumentou 9% em 2020 e, juntamente com o número de pessoas afetas a atividades de I&D, continua a ser significativamente maior em % do volume de negócios na Defesa do que no resto da Economia.
Internacionalização
O peso das exportações da economia da defesa subiu de 2% para 2,5% do total em 2021, o que significa que as empresas desta área foram menos afetadas pela quebra verificada no comércio internacional durante a pandemia do que o resto da economia portuguesa.