Exercício ARTEX 24: Soluções Tecnológicas para o Exército Português

Fotografias Exército Português

O Exercício Army Technological Experimentation (ARTEX 24), organizado pelo Exército Português e conduzido pelo Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx), decorreu de 17 de junho a 5 de julho no Campo Militar de Santa Margarida. O evento contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, e do presidente da idD Portugal Defence, Carlos Félix.

Aberto ao tecido empresarial, tecnológico e académico nacional, o ARTEX 24 contou com a participação de 19 instituições, incluindo empresas e universidades, que realizaram um total de 35 testes em diversos sistemas. Este esforço conjunto teve como objetivo identificar soluções para colmatar lacunas nas capacidades da força terrestre e continuar o processo de modernização do Exército, reforçando a interoperabilidade entre as capacidades militares e os projetos apresentados pelos parceiros do Exército português.

  • Fase I: O Exército disponibilizou o espaço terrestre, aéreo, bem como o espectro eletromagnético, onde os participantes realizaram as experimentações de forma individual.
  • Fase II: As soluções tecnológicas dos participantes foram integradas num cenário tático de teste, contribuindo para a execução de operações militares.
  • Fase III: Algumas entidades realizaram experimentações envolvendo fogos reais, com testes à integridade de proteção balística, testes com explosivos, testes de loitering munitions e testes com granadas de artilharia inertes.

A idD Portugal Defence esteve também a promover as candidaturas às marcas de qualificação de sistemas e equipamentos militares, iniciativa conjunta com o Exército Português. Para mais informações e para se candidatar, aceda ao link: Candidatura Marcas de Qualificação.

O exercício culminou com uma exposição tecnológica de empresas nacionais, demonstrando um leque diversificado de capacidades tecnológicas, incluindo drones avançados, equipamentos de proteção individual, têxteis tecnológicos, soluções de software inovadoras, sistemas de vigilância e deteção, tecnologias contra UAS, materiais compósitos, coletes balísticos, entre outras tecnologias.

O ARTEX 24 reafirma o compromisso contínuo com a modernização e o fortalecimento das forças armadas nacionais.