NATO DIANA Challenges 2026

Os Challenges do DIANA para 2026 já foram lançados, desafiando todos os inovadores que estejam interessados em desenvolver tecnologias disruptivas nas 10 áreas prioritárias para este ano.

Clique nas imagens para consultar os desafios.

As candidaturas estiveram abertas até 11 de julho de 2025, através do website oficial do NATO DIANA.

Fase 1

Os inovadores selecionados para a Fase 1 do Programa de Aceleração da DIANA recebem um financiamento de 100.000 euros para continuar a desenvolver e aperfeiçoar a solução em resposta ao Challenge.

Seleção Intermédia

No final da Fase 1, realiza-se uma seleção, da qual apenas um número limitado de inovadores da DIANA avançará para a Fase 2 do Programa de Aceleração.

Fase 2

Os inovadores selecionados poderão receber um financiamento adicional até 300.000 euros para continuar a desenvolver e demonstrar a solução, definir estratégias de transição e colaborar com investidores e utilizadores finais na identificação de vias para adoção.

Fase 3 – Financiamento Fundo de Inovação da NATO

Acesso a capital de risco através do NATO Innovation Fund, dirigido a empresas e investidores do setor tecnológico com soluções de ponta e elevado potencial de crescimento.

Adoção

Todos os inovadores da DIANA selecionados no âmbito deste desafio inicial recebem apoio na identificação de caminhos para a adoção das suas soluções pelos utilizadores finais.

Para mais informações aceda à seguinte ligação: NATO DIANA | CHALLENGES 2026

Para apoiar os potenciais candidatos, o NATO DIANA realizou duas sessões informativas online:

Cada sessão visa esclarecer o funcionamento do processo de submissão, os critérios de elegibilidade e as melhores práticas para a preparação de propostas competitivas no contexto dos desafios de inovação em dual-use technologies.

CHALLENGE CALL TIMELINE

A idD Portugal Defence é a entidade responsável pela implementação do Acelerador que Portugal irá acolher no âmbito da iniciativa DIANA promovida pela NATO para apoiar o empreendedorismo de base tecnológica associado à Defesa.

Adicionalmente, Portugal é subscritor do NATO Innovation Fund, um fundo que irá investir em start-ups que desenvolvam deep tech com duplo uso numa fase early-stage e que complementa as atividades do DIANA.

O Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA) é uma iniciativa da NATO, lançada em 2022, dedicada a apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores com vista à superioridade tecnológica da Aliança.

O DIANA integra nove aceleradores e mais de sessenta centros de teste. Existem ainda duas sedes regionais, uma no Reino Unido e outra no Canadá, responsáveis por um Rapid Adoption Service (para apoiar o desenvolvimento e adoção rápida das soluções do DIANA pelos aliados e pela NATO) e uma Trusted Capital Database (para facilitar e/ou ligar inovadores certificados e investidores certificados).

A principal função desta iniciativa será promover os desafios de segurança e defesa indicados pelas Forças Armadas, por forma a que entidades inovadoras possam desenvolver soluções de adoção rápida que correspondam aos seus requisitos.

A seleção é feita pela equipa do DIANA, com aconselhamento de especialistas, potenciais utilizadores finais, a comunidade científica da NATO, e os centros de teste e aceleradores associados.

O DIANA oferece um pacote de apoio que inclui:

  • Financiamento, para cobrir os custos durante o programa de incubação;
  • Mentoria e formação, com vista ao aconselhamento ao desenvolvimento das soluções por forma a corresponder aos requisitos dos utilizadores finais e por forma a auxiliar na fase de adoção e processo de aquisição;
  • Oportunidades de experimentação e teste, com acesso a uma rede de mais de 60 centros de teste no seio da Aliança, juntamente com apoio de custos associados;
  • Ligação a investidores, através da promoção das start-ups junto de investidores de confiança no seio da Aliança;
  • Acesso a 30 mercados, correspondente aos 30 países membros da NATO.

Na Cimeira da NATO em 2021, foi lançado o NATO Innovation Fund, que corresponde a um fundo de capital de risco estabelecido a fim de investir em start-ups que estejam a desenvolver tecnologias de duplo-uso, emergentes e disruptivas, em áreas críticas para a segurança dos Aliados, podendo este ser um complemento ao DIANA.

O NIF investirá em start-ups com produtos que podem ser adaptados para responder aos desafios de defesa e segurança da Aliança, como aqueles que afetam a infraestrutura crítica. Não obstante a necessidade de dar resposta aos problemas de defesa e segurança, o enfoque dos investimentos será nas empresas que desenvolvem tecnologias de duplo uso, em particular start-ups que desenvolvem soluções de hardware assentes em tecnologias emergentes e disruptivas.

Participam neste fundo a Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia e Turquia.

Publicações relacionadas

  • Webinar sobre os novos desafios NATO DIANA

Webinar sobre os novos desafios NATO DIANA

16 de Junho, 2025|

A idD Portugal Defence e o Instituto Pedro Nunes organizaram, durante a manhã de hoje, um webinar informativo sobre os novos desafios lançados pelo NATO DIANA, com o objetivo de apoiar entidades portuguesas no processo de candidatura à edição de 2026.

  • NATO DIANA Visual Identity

NATO DIANA seleciona portuguesa ThothX Meridian

11 de Dezembro, 2024|

A ThothX Meridian, uma empresa portuguesa especializada em Space Domain Awareness (SDA), foi selecionada para os Challenges 2024 do NATO Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA), destacando-se entre mais de 2.600 candidaturas.

  • Pitch For NATO - BoD Diana e NIF

idD apresenta ecossistema de inovação à NATO

25 de Setembro, 2024|

A idD Portugal Defence, em colaboração com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), organizou no dia 24 de setembro, duas sessões dirigidas às equipas de coordenação do Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA) da NATO e do NATO Innovation Fund (NIF) sobre o ecossistema de inovação em Portugal.  

  • Pitch For NATO

Pitch For NATO

1 de Julho, 2024|

A idD Portugal Defence, em parceria com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, está a organizar um pitch para que 8 start-ups possam apresentar-se às equipas da NATO, onde poderão ter acesso a apoios de 100.000€ (não dilutivo), mentoria e acesso a uma rede de 180+ centros de teste através do DIANA e a capital de risco através do NIF.

  • NATO / DIANA Info Session: Oportunidades de financiamento para start-ups e PMEs

NATO / DIANA Info Session: Oportunidades de financiamento para start-ups e PMEs

22 de Junho, 2023|

Apresentar os novos instrumentos de financiamento e as oportunidades da NATO para inovadores com soluções deep-tech de duplo uso (civil e militar) com capacidade para responder a desafios críticos de segurança e defesa nas áreas da Resiliência Energética, da Partilha Segura de Informação e da Deteção e Vigilância. É este o objetivo da Sessão de Informação que decorrerá a 30/junho em Aveiro

Página atualizada no dia 11/07/2025