Inovação e Modernização Tecnológica do Exército

Nos dias 19 e 20 de novembro, decorreu no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras, a terceira edição do “Evento de Inovação e Modernização Tecnológica do Exército”. Esta iniciativa, organizada pelo Exército Português em parceria com a idD Portugal Defence, a Câmara Municipal de Oeiras e a AED Cluster Portugal, é um marco na promoção da inovação tecnológica e no fortalecimento das sinergias entre o setor da defesa e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Um espaço para inovação e diálogo
O evento foi direcionado ao tecido empresarial e à comunidade académica, destacando-se:

  • Seminário: com foco na temática da simulação e suas aplicações na modernização das capacidades militares;
  • Exposição: com a apresentação de soluções tecnológicas por parte de empresas, universidades, centros de investigação e projetos do Exército.

No dia 20 de novembro foram atribuídos os selos de qualificação “Army Tested” a dois produtos inovadores, no âmbito da iniciativa “Marcas de Qualificação a Sistemas e Equipamentos Militares”, desenvolvida em conjunto entre a idD Portugal Defence e o Exército Português.

➡️ “Vestuário Ativo com Proteção NBQR”
Desenvolvido por um consórcio composto por Latino – Confecções, LDA, Tintex Textiles, Universidade do Minho, Sciencentris e o Exército Português, este projeto visa proteger contra ameaças NBQR (Nuclear, Biológica, Química e Radiológica), mantendo elevados níveis de conforto em ambiente operacional. A solução combina estruturas fibrosas avançadas com revestimentos funcionais, contribuindo para aplicações de alto valor tanto no setor militar quanto civil.

➡️ “Shellty Xtreme”
Apresentado pela IH Care – Innovation Hospital Care, S.A., este lençol hospitalar 3 em 1 integra lençol inferior, resguardo e forra de colchão. Com propriedades hidrofóbicas, antimicrobianas e impermeáveis, o produto está identificado para unidades de apoio sanitário em campanhas ou situações de catástrofe.

A entrega dos certificados foi realizada pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Paulo Emanuel Maia Pereira, acompanhado pelo Presidente da idD Portugal Defence, Carlos Félix.

Participação abrangente e diversificada
Esta edição reuniu uma ampla e diversificada participação de empresas tecnológicas e de defesa, universidades, centros de investigação, clusters e entidades de representação internacional, incluindo:

Aicox Solutions, Alma Design, Amper, ANIMEE, Arditi, Arquus, Beyond Composite, Beyond Vision, Capgemini, CCG, CINAMIL, CITEVE, CorpDefense, EID, ETI – Simulation and Engineering Solutions, Embaixada da Alemanha, Embaixada da Ucrânia, Ericsson, Eurospike, Etrataf, Fibrenamics, Flexocol, GD, GDELS-Steyr, Grupo Álava, Grupo Durit, Guardiaris, Ihcare, Indra, INEGI, INESC TEC, Instituto Politécnico do Porto, ISQ, Lab RP Porto, Leonardo Helicopters, Loft Journey, LusoSpace, OGMA, Omnival, Omnival Solutions, Origami Hub, PRJ CT, Productized, Rheinmetall, Rodasa Tecnologias, Safran, Sciencentris, Sintersa, Sodarca, Surforma, Swatter Company, Tekever, Trisolaris, UAVision e Vortex Colab.

Objetivos estratégicos e inovação
A idD Portugal Defence reafirma o compromisso de fomentar a proximidade entre o Exército Português e as entidades da Base Tecnológica e Industrial de Defesa e do Sistema Científico e Tecnológico. O evento reforça a importância da colaboração entre entidades públicas, privadas e académicas na modernização tecnológica das Forças Armadas, promovendo o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto estratégico para o país.

Candidate-se às Marcas de Qualificação a Sistemas e Equipamentos Militares: AQUI

O sistema de qualificação consta de dois níveis:

  • Army Tested: Aplicável a sistemas ou produtos que cumpram os requisitos definidos pelo Exército.
  • Combat Proven: Para sistemas ou produtos que, adicionalmente, tenham sido usados com sucesso em operações militares reais.