A idD Portugal Defence e a Marinha Portuguesa assinaram esta segunda-feira, 20 de setembro de 2021, um protocolo de cooperação que pretende definir os termos e as condições de cooperação entre a Marinha e a idD Portugal Defence em matérias relacionadas com a promoção da Economia de Defesa.

A cooperação entre a idD Portugal Defence e a Marinha Portuguesa está já em curso, nomeadamente, por exemplo, no âmbito da atribuição do estatuto de Zona Livre Tecnológica ao CEOM – Centro de Experimentação Operacional da Marinha.

O protocolo agora assinado permitirá aprofundar a cooperação entre as duas entidades, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento continuado da Base Tecnológica Industrial da Defesa e para o aumento da operacionalidade da Marinha.

A investigação, o desenvolvimento e a inovação empresariais serão fundamentais para a prossecução desses objetivos, fomentando um nível tecnológico elevado através da criação de redes que envolvam as Forças Armadas, as empresas, as universidades e os centros de investigação, que permitam multiplicar o impacto do investimento público da Marinha.

A assinatura do protocolo foi enquadrada pela visita do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, ao CEOM, no âmbito do exercício da NATO REP(MUS) 21, organizado pela Marinha Portuguesa no Ponto de Apoio Naval, em Tróia. A idD Portugal Defence esteve representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Marco Capitão Ferreira, e pela Administradora Executiva, Catarina Nunes, e a Marinha Portuguesa representada pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Jorge Novo Palma