Project Description

A Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA) lançou um convite para apresentação de candidaturas ao Horizon Europe, com um prazo até ao dia 16 de fevereiro de 2022. Esta call conta com um orçamento de 32,6 milhões de Euros para o desenvolvimento de aplicações espaciais inovadoras (space downstream applications) distribuídos por três tópicos.

Os tópicos são considerados como ações de inovação, podendo, para o efeito, incluir prototipagem, teste, demonstração, pilotagem, validação de produtos em larga escala e replicação do mercado.

As soluções poderão integrar outras tecnologias não espaciais tais como IoT, big data, AI, drones, 5G, realidade aumentada/mista. Importa referir que a utilização de outros componentes espaciais, como o Copernicus, é altamente encorajada em todos os tópicos.

A taxa de financiamento das ações de inovação é de 70%, com exceção das entidades jurídicas sem fins lucrativos, nas quais se aplica uma taxa de 100%. É obrigatória a apresentação de um plano de negócios, bem como provas de envolvimento dos utilizadores para os três tópicos, devendo fazer parte da proposta.

Através do recurso ao Horizon Europe, a EUSPA pretende estimular o mercado, apoiando soluções comerciais para o setor espacial da UE. O Espaço encontra-se integrado no pilar II do Horizon Europe, cujo Cluster 4 se centra nos domínios Digital, Indústria e Espaço.

A presente call encontra-se estruturada nos seguintes três tópicos:

1) Aplicações EGNSS e Copernicus para apoiar o Acordo Verde Europeu – European Green Deal (HORIZON-EUSPA-2021-SPACE-02-51)

 

Com um orçamento de 14 milhões de Euros, as propostas apresentadas nesta área deverão centrar-se no desenvolvimento de aplicações inovadoras baseadas no EGNSS e no Copernicus, apoiando os objetivos do Green Deal Europeu, tais como:

  • aumentar a ambição climática da UE para 2030 e 2050;
  • fornecer energia limpa, acessível e segura;
  • mitigar desastres naturais;
  • acelerar a mudança para uma mobilidade sustentável e inteligente;
  • construir e renovar de forma eficiente em termos energéticos e de recursos;
  • preservar e restaurar a biodiversidade e os ecossistemas;
  • contribuir para a estratégia “do Prado ao Prato” e para a criação de um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente.

 

2) Aplicações EGNSS para a segurança e gestão de crises  (HORIZON-EUSPA-2021-SPACE-02-52)

 

Com um orçamento de 9,3 milhões de euros, as propostas desta área deverão apoiar as prioridades políticas da UE relativas à segurança dos cidadãos, à melhoria da gestão do risco de desastres, à segurança e resiliência das infraestruturas, à cibersegurança e à gestão de crises.

 

3) Aplicações EGNSS para a era digital (HORIZON-EUSPA-2021-SPACE-02-53)

Com um orçamento de 9,3 milhões de euros, as aplicações que abordam este tema deverão maximizar os benefícios públicos, apoiando o desenvolvimento de aplicações EGNSS que abordem grandes desafios sociais em áreas de foco como a saúde, a segurança dos cidadãos, a mobilidade e a economia da partilha. As soluções EGNSS podem ser submetidas nas seguintes áreas (mas não limitadas a):

  • Internet of Things (IoT);
  • Soluções móveis;
  • mHealth-solutions para a silver economy;
  • Robótica;
  • Cibersegurança – soluções que estimulem a privacidade, a segurança dos dados de localização e a exploração de sinergias com tecnologia quantum;
  • Economia partilhada – soluções para logística, serviços de mobilidade, bens e alimentação;
  • Desporto e fitnesssmart wearables.

Mais informação será disponibilizada brevemente no EU’s Funding & tender opportunities portal.