Encerramos o ano de 2023 a celebrar mais uma excelente notícia: a assinatura do contrato para a construção de seis novos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa.
A idD Portugal Defence fez-se representar através da Presidente, Alexandra Pessanha, na formalização do contrato entre a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a West Sea, que ocorreu hoje nas Instalações Centrais de Marinha – Casa da Balança, em Lisboa, tendo sida presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, em representação da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras. Este acordo representa um marco significativo para a indústria naval nacional.
A responsabilidade pela construção destes navios foi atribuída à West Sea – grupo Martifer, localizada em Viana do Castelo, reforçando o compromisso de Portugal com o desenvolvimento da sua indústria naval. Destacamos, ainda, o importante papel desempenhado pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), tornando possível este acordo.
Os seis novos NPOs, que se juntarão aos quatro já em operação, desempenharão um papel crucial na substituição das corvetas ainda em utilização, contribuindo assim para a modernização e reforço da capacidade de intervenção em espaços marítimos nacionais.
Os NPOs são reconhecidos pela sua versatilidade, sendo essenciais em missões de fiscalização da pesca, controlo de tráfego, prevenção e combate à poluição marítima, assim como no combate a atividades ilegais como narcotráfico e imigração ilegal. Além disso, desempenham um papel vital no cumprimento de compromissos internacionais do país, particularmente nas áreas de busca e salvamento marítimos e segurança cooperativa no âmbito da aliança NATO.
O projeto de engenharia, de responsabilidade do Estado Português, passou por uma revisão e atualização com base na evolução tecnológica e na experiência adquirida com a operação dos navios das séries anteriores.
Com esta iniciativa, Portugal reforça não apenas a sua capacidade operacional no mar, mas também promove a inovação e o crescimento da indústria naval nacional, consolidando assim a posição do país no cenário marítimo internacional.
Destacamos a presença, na cerimónia da assinatura do contrato para a construção de seis novos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO), das seguintes personalidades e entidades: Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, Secretário de Estado do Mar, José Maria da Cunha Costa, Presidente da comissão parlamentar da Assembleia da República, Marcos Perestrello, Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, CEO da West Sea, Pedro Duarte, Presidente da idD Portugal Defence, Alexandra Pessanha, Arsenal do Alfeite, EID e Thales Edisoft Portugal.