“Innovation as a Service” foi o desafio da idD às multinacionais Lockheed Martin e Pratt & Whitney

No dia 6 de novembro de 2024, as instalações da idD Portugal Defence acolheram uma reunião técnica de trabalho entre as multinacionais Lockheed Martin e Pratt & Whitney e especialistas portugueses de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), com o objetivo de explorar sinergias e oportunidades de inovação conjunta.

O encontro contou com a presença do Subchefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa e centrou-se na apresentação de capacidades tecnológicas e industriais de Portugal por parte de vários peritos portugueses, no papel de front office do ecossistema nacional.

Como parte da sua missão de promoção de parcerias estratégicas, a idD lançou a estas duas multinacionais o desafio de desenvolver um projeto-piloto, em áreas de inovação e desenvolvimento tecnológico, explorando o conceito de “Inovação como Serviço” (Innovation as a Service). Este projeto-piloto poderá vir a abrir portas a uma colaboração mais profunda e sustentada entre a BTID e estas gigantes americanas, potenciando a integração da BTID nacional em projetos de elevada complexidade tecnológica e estratégicos para o setor da defesa global.

Esta reunião é um follow-up do encontro entre a idD e a Lockheed Martin no Farnborough International Airshow 2024. Com esta iniciativa, a idD Portugal Defence reforça o seu papel na promoção da participação da indústria portuguesa na cadeia de valor global da defesa.