O Conselho de Administração da idD Portugal Defence reuniu-se no dia 26 de junho com o Chefe do Estado-Maior do Exército.
Durante o encontro, que teve lugar no Estado-Maior do Exército, foram abordados projetos de destaque, como o Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica (CEMTEx), o ARmy Technological EXperimentation (ARTEX) e o projeto PESCO – Automated Modelling, Identification and Damage Assessment of Urban Terrain (AMIDA-UT).
O CEMTEx tem como principal objetivo contribuir para a modernização do Exército Português, aumentando a sua capacidade operacional através da utilização de tecnologia desenvolvida e testada em Portugal, em colaboração com a academia e as empresas tecnológicas nacionais.
Já o ARTEX consiste num exercício dedicado à experimentação de soluções tecnológicas em fase de desenvolvimento, com potencial aplicação militar. Neste contexto, são excluídas as soluções já disponíveis no mercado, focando-se no teste de inovações que possam aperfeiçoar e fortalecer as capacidades das Forças Armadas portuguesas.
Por sua vez, o projeto AMIDA-UT faz parte da Cooperação Estruturada Permanente (PESCO) da União Europeia. O seu objetivo principal é desenvolver um sistema/equipamento/ferramenta automatizada para mapeamento e identificação aprimorados de estruturas-alvo, bem como apoiar e melhorar a eficácia operacional.
O encontro permitiu ainda discutir prioridades e estabelecer futuras linhas de colaboração entre a idD Portugal Defence e o Exército Português, reforçando a parceria entre a indústria e as Forças Armadas na procura por soluções tecnológicas avançadas e eficientes para a Defesa Nacional.