A idD – Portugal Defence realizou, dia 6 de julho, uma reunião de trabalho com a Associação Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx.
O objetivo deste encontro foi o de reforçar a cooperação entre as duas entidades, nomeadamente no que diz respeito à ligação entre a Economia da Defesa e os Centros de Investigação e Desenvolvimento das Universidades Portuguesas. Um objetivo inscrito na nova missão da idD – Portugal Defence.
Participaram neste encontro, o presidente do Conselho de Administração da idD, Marco Capitão Ferreira, a administradora Executiva da idD, Catarina Nunes, o presidente da Direção, António Augusto Magalhães da Cunha e os diretores das diferentes áreas de investigação do DTX Digital Transformation CoLab.
A idD apresentou os seus projetos e linhas estratégicas com vista a uma convergência de interesses entre as empresas e os centros de investigação, na procura de soluções tecnológicas viáveis e com capacidade de criação de valor para a Economia de Defesa e para a Economia Nacional. É necessário criar um tripé ativo entre Fundos Financeiros/Empresas/Centros de investigação.
O Laboratório Colaborativo em Transformação Digital – DTx, é uma associação privada sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade efetuando investigação aplicada em diferentes áreas associadas à transformação digital. É constituído por 17 membros associados entre as quais:
- Três universidades: Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Évora e Universidade do Minho;
- Um laboratório internacional: INL;
- Um centro de engenharia e inovação: CEiiA;
- Doze empresas: Accenture, Bosch, Cachapuz, Celoplás, Embraer, IKEA, Neadvance, NOS, Primavera, Simoldes, TMG Automotive e WeDo.
Fotografia: DTX Digital Transformation CoLab