
A idD Portugal Defence organizou uma Missão Empresarial à Turquia, com o apoio da Embaixada de Portugal em Ancara, da AICEP e do Gabinete do Adido de Defesa em Ancara, na qual participaram mais de uma dezena de empresas portuguesas, com o objetivo de promover a internacionalização da indústria nacional.
Durante a missão, foram organizadas mais de 110 reuniões entre as indústrias de defesa portuguesa e turca e visitas a quatro das principais empresas da indústria de defesa turca (ASELSAN, FNSS, STM e HAVELSAN), que operam nas áreas de eletrónica militar, veículos blindados, plataformas navais, veículos não-tripulados e sistemas de comando e controlo. As reuniões e as visitas permitiram potenciar o desenvolvimento de parcerias e de novos projetos entre Portugal e a Turquia.
Durante a missão, Ricardo Pinheiro Alves, Presidente do Conselho de Administração da idD Portugal Defence, apresentou a indústria de Defesa nacional e destacou oportunidades de cooperação entre os dois países. A AICEP expôs as potencialidades da economia nacional e o Adido de Defesa em Ancara as linhas gerais da Lei de Programação Militar, com enfoque para os programas futuros.
Ayşegül Tokatli, responsável pelos mercados das Américas e da Europa, apresentou as capacidades da indústria de defesa turca e projetos futuros onde a indústria de defesa nacional poderá vir a ter participação.
A recente assinatura do contrato para a construção de dois Navios Reabastecedores para a Marinha Portuguesa, adjudicado à turca STM Defence International, que representa a primeira exportação de um navio desta natureza para um aliado NATO, é um ponto de partida para que surjam novas áreas de colaboração, em diversos domínios da defesa, entre ambos os países.