Cooperação Internacional
Missão de 22 empresas portuguesas de Defesa nos EUA
Indústria de Defesa na Sea-Air-Space para reforçar a cooperação tecnológica e a integração em cadeias de valor transatlânticas.
22 de Abril de 2026

Delegação de 22 empresas portuguesas no Sea-Air-Space Expo, Washington D.C., abril 2026
Uma missão de 22 empresas portuguesas participou na Sea-Air-Space Expo 2026, em Washington, para reforçar a visibilidade e o posicionamento da indústria de Defesa Nacional junto da maior indústria de Defesa do mundo, potenciando oportunidades de negócio, cooperação tecnológica e integração em cadeias de valor transatlânticas.
A iniciativa contou com a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, e do Embaixador Francisco Duarte Lopes. O programa incluiu ainda os PT-US Defence Industry Days, que reuniram representantes institucionais e empresariais de ambos os países, com apresentações e reuniões bilaterais.
A delegação afirmou a diversidade da indústria nacional em áreas como proteção balística, software crítico, sistemas counter-drone, plataformas autónomas, manutenção aeronáutica e conectividade. As entidades participantes foram:
Aralab, ATENA, BeyondComposite, Beyond Vision, Brestahl Engineering, Cablotec, Critical Software, EEA Aircraft and Maintenance, EID, Electrofer Coatings, Infinite Foundry, Morais Leitão, NOS Security Technology, OGMA, OPTIMAL GROUP, ORION TECHNIK, Picklog, Spin.Works, Swatter Company, TecnoVeritas, TEKEVER UAS e Usafe.
Créditos: RTP – Programa Notícias 21. Este vídeo é partilhado para fins informativos.
A missão estendeu-se com uma visita à Virginia Economic Development Partnership (VEDP), que apresentou o maior centro industrial de Defesa nos EUA, localizado junto ao Department of War e ao Pentágono. As empresas portuguesas exploraram requisitos de fornecimento ao Department of War e as possibilidades de integração nos grandes fabricantes. O programa incluiu visitas aos stands de várias empresas norte-americanas e às instalações da Lockheed Martin, líder mundial em sistemas de Defesa.
Esta iniciativa foi organizada pela Embaixada de Portugal, Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, Direção-Geral de Armamento e Património da Defesa Nacional, Estado-Maior-General das Forças Armadas, idD Portugal Defence, AICEP e AED Cluster Portugal, em estreita cooperação com parceiros institucionais e empresariais norte-americanos.
A missão portuguesa em território norte-americano encerrou com os PT-US Defence Industry Days, um encontro institucional e empresarial entre Portugal e os Estados Unidos que reuniu representantes de ambos os países para apresentações e reuniões bilaterais.
A sessão contou com palavras de abertura do Embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes, e com intervenções da AICEP, idD Portugal Defence e AED Cluster Portugal. Seguiram-se apresentações sobre o ecossistema aeronáutico e de Defesa português, sobre o programa REPMUS e a autonomia marítima, e sobre o programa Foreign Comparative Testing do Subsecretário de Guerra para a Investigação e Engenharia dos EUA.


























