2º Evento de Inovação e Modernização Tecnológica

O Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército realizou o 2º Evento de “INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA NO EXÉRCITO”. O evento, coorganizado pelo Exército Português, pela AED Cluster Portugal, pelo Oeiras Valley e pela idD Portugal Defence, ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2023, no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.

A iniciativa foi dirigida ao tecido empresarial, tecnológico e académico, destinado a posicionar o Exército Português como um parceiro credível para a inovação, estimulando a criação de sinergias por forma a alavancar iniciativas e projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.

Entre os dias 22 e 23 de novembro, o evento contou com diversas sessões informativas e uma exposição de empresas pertencentes ao ecossistema de Defesa nacional.

Conheça as entidades participantes: ISQ, CITEVE, Beyond Vision, Fibrenamics, INESC TEC, Swatter Company, Instituto de Telecomunicações, Beyondcomposite – Composite Engineering Solutions, Atlas, CODI, Europa Victrix, UAVision, Lavoro, Indra, Plasan, Ricardo & Barbosa, AeroTéc e Topogis.

No dia 23 de novembro, o Exército Português e a idD Portugal Defence realizaram a entrega dos certificados “PRT Army Tested” e “Combat Proven”. Este reconhecimento é parte integrante da iniciativa “Marca de Qualificação a Sistemas e Equipamentos Militares do Exército”.

O certificado PRT Army Tested foi entregue ao vestuário ativo com proteção NBQR desenvolvido em consórcio pela LATINO GROUP, Universidade do Minho, a Tintex Textiles e a Sciencentris, pelo equipamento de proteção química e biológica.

Já o certificado Combat Proven foi entregue ao capacete modular e ao colete tático com proteção balística, ao conjunto de cotoveleiras e conjunto de joelheiras de proteção, todos desenvolvidos no âmbito do projeto AUXDEFENSE, num consórcio entre a FIBRAUTO – Fabrico de objectos em Polyester, LATINO GROUP, LMA Leandro Manuel Araújo e a Universidade do Minho.

Ainda durante a tarde, Alexandra Pessanha, em conjunto com o General Mendes Ferrão e o Presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais visitaram a exposição tecnológica, tendo tido oportunidade de conversar com as diversas entidades expositoras e conhecer algumas das soluções produzidas pela indústria nacional de Defesa.

A iniciativa, desenvolvida em parceria pela idD Portugal Defence e pelo Exército Português, responde a uma necessidade das empresas nacionais, que é a de demonstrar no exterior a utilização no terreno das suas soluções, tornando-se assim um facilitador nos contactos comerciais e promovendo a internacionalização da tecnologia portuguesa.

O evento destacou o compromisso do Exército Português com a inovação e a modernização, promovendo parcerias estratégicas que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e fortalecem a Indústria de Defesa Nacional.

O Sistema de Qualificação destina-se a equipamentos ou sistemas desenvolvidos pelas empresas da Base Tecnológica Industrial de Defesa, que sejam testados pelo Exército Português, mediante candidatura prévia e ao qual seja concedido um Certificado de Conformidade.

São atribuídos dois tipos de qualificações, de acordo com a natureza dos testes realizados. O PRT Army Tested, conferido ao sistema ou equipamento que cumpra os requisitos gerais e específicos aplicáveis, para um perfil de utilização definido pelo Exército Português e a Qualificação Combat Proven. Neste caso, esta qualificação é conferida ao sistema ou equipamento que cumpra os requisitos e que, para além disso, tenha sido usado com sucesso em operações militares reais.

Candidate-se à “Marca de Qualificação a Sistemas e Equipamentos Militares do Exército”.

Página atualizada no dia 24/11/2023