No dia 23 de novembro, o Exército Português e a idD Portugal Defence realizaram a entrega dos certificados “PRT Army Tested” e “Combat Proven”. Este reconhecimento é parte integrante da iniciativa “Marca de Qualificação a Sistemas e Equipamentos Militares do Exército”.
O certificado PRT Army Tested foi entregue ao vestuário ativo com proteção NBQR desenvolvido em consórcio pela LATINO GROUP, Universidade do Minho, a Tintex Textiles e a Sciencentris, pelo equipamento de proteção química e biológica.
Já o certificado Combat Proven foi entregue ao capacete modular e ao colete tático com proteção balística, ao conjunto de cotoveleiras e conjunto de joelheiras de proteção, todos desenvolvidos no âmbito do projeto AUXDEFENSE, num consórcio entre a FIBRAUTO – Fabrico de objectos em Polyester, LATINO GROUP, LMA Leandro Manuel Araújo e a Universidade do Minho.
Ainda durante a tarde, Alexandra Pessanha, em conjunto com o General Mendes Ferrão e o Presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais visitaram a exposição tecnológica, tendo tido oportunidade de conversar com as diversas entidades expositoras e conhecer algumas das soluções produzidas pela indústria nacional de Defesa.
A iniciativa, desenvolvida em parceria pela idD Portugal Defence e pelo Exército Português, responde a uma necessidade das empresas nacionais, que é a de demonstrar no exterior a utilização no terreno das suas soluções, tornando-se assim um facilitador nos contactos comerciais e promovendo a internacionalização da tecnologia portuguesa.
O evento destacou o compromisso do Exército Português com a inovação e a modernização, promovendo parcerias estratégicas que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e fortalecem a Indústria de Defesa Nacional.