Credenciação de Pessoas Coletivas em Marca/Grau – Gabinete Nacional de Segurança

A Credenciação de Pessoas Coletivas em Marca/Grau é o processo de verificação e o ato de declaração formal pela Autoridade Nacional de Segurança atestando ou certificando a idoneidade e a confiabilidade de uma empresa para aceder, manusear, deter e guardar informação classificada, com interesse para o exercício da sua atividade.

A Credenciação, quer da Sociedade quer dos seus Corpos Sociais, é um requisito para o Licenciamento para a Economia da Defesa (SABER MAIS), um passo necessário caso pretenda que a sua empresa produza, consuma ou comercialize equipamento, materiais ou serviços que se encontram sob a alçada das regras comuns aplicáveis ao controlo das exportações de tecnologia e equipamentos militares.

O processo de Credenciação deve ser conduzido junto do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), entidade que exerce, em exclusivo, a proteção e a salvaguarda da informação classificada. O GNS é dirigido pela Autoridade Nacional de Segurança.

Para iniciar o processo de Credenciação deve aceder ao sítio do GNS – www.gns.gov.pt

PONTOS DE CONTACTO:
Para dúvidas ou esclarecimentos adicionais deverá entrar em contacto com a idD e/ou o GNS através dos seguintes pontos de contacto:
  • idD Portugal Defence:
    info@iddportugal.pt – 215 885 020
  • Gabinete Nacional de Segurança:
    sind@gns.gov.pt
    210 403 639/ 210 403 623