Economia de Defesa Oportunidades: Lei de Programação Militar e Cofinanciamento do Fundo Europeu de Defesa

O Ministério da Defesa Nacional e o Ministério da Economia e da Transição Digital organizaram, através da idD – Portugal Defence, do IDN – Instituto de Defesa Nacional e do GEE – Gabinete de Estratégia e Estudos, a web conference Economia de Defesa – Oportunidades: Lei de Programação Militar e Cofinanciamento do Fundo Europeu de Defesa, que se realizou a 10, 11 e 12 de Março de 2021.

A conferência teve como objetivo esclarecer as entidades da Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) sobre as oportunidades que se desenham no horizonte da Economia de Defesa. O Fundo Europeu de Defesa (2021-2027) conta com 7, 9 mil milhões de euros e a Lei de Programação Militar com 4,74 mil milhões de euros. Ambos constituem oportunidades extraordinárias para as empresas e para o Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

A IdD – Portugal Defence, o IDN e o GEE uniram-se para, em simultâneo e com a colaboração das empresas, lançar um inquérito online (CLIQUE AQUI) para identificar as principais necessidades da BTID e melhor caracterizar o setor da Economia de Defesa. Com a informação recolhida pelo inquérito, os Ministérios pretendem definir instrumentos de apoio mais adequados à participação das empresas portuguesas nas oportunidades criadas pela Lei de Programação Militar e pelo Fundo Europeu de Defesa.

Programa – Web Conference Economia de Defesa