A ETI é uma empresa que desenvolve soluções na área de simulação e treino virtual, aprendizagem interativa, soluções essas que permitem reduzir substancialmente o custo operacional e de desgaste dos equipamentos, o tempo de formação, o risco associado e a pegada ecológica face às técnicas de treino convencionais.
Criada a partir de um spin-off da OGMA, tem capital totalmente público, exportando 80% da sua produção para mais de 50 utilizadores na Europa, América do Norte, Ásia e África, tendo como clientes-chave, para além da Força Aérea Portuguesa e da OGMA, a Airbus Defence and Space, a Embraer Defesa e Segurança, a Leonardo S.p.A, a General Dynamics European Land Systems, a Northrop Grumman, as Forças Armadas Austríacas e as Forças Armadas da Bélgica.
Produtos e serviços à medida do cliente
No âmbito do mercado de simulação e treino operacional, endereçando diferentes tipos de plataformas e sistemas complexos, quer na vertente da respetiva operação quer na de manutenção, a ETI oferece a possibilidade de desenho, desenvolvimento e manufatura de produto de acordo com os requisitos do cliente, desde a sua conceção, como possibilita também serviços de melhoria de sistemas de treino fora de uso ou desatualizados, e serviços de manutenção para simuladores de treino (de operação e/ou manutenção).
Mais especificamente, a ETI tem vindo a acumular experiência nas áreas de modelação e simulação de plataformas, sensores e sistemas complexos, simulação construtiva e distribuída, desenho mecânico e elétrico, estações de instrução, e manutenção de dispositivos de treino.
A ETI oferece, ainda, uma variedade de soluções estado-da-arte em termos de sistemas visuais, ou seja, simulação e visualização do ambiente sintético externo, incluindo Bases de Dados do terreno, a modelação 3D de entidades (ar, terra, alvos dinâmicos, edifícios, bases aéreas) com simulação do ciclo dia-noite, efeitos meteorológicos, especificidades de terreno, efeitos especiais como explosões, fumo, assinatura térmica de entidades, entre outros.
Em termos de ensino interativo, a ETI é especialista no levantamento e diagnóstico das necessidades de treino (TNA-Training Needs Analysis), na modelação e simulação de sistemas, desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem (tarefas de autor) que inclui desenvolvimento de storyboard e criação de texto técnico, desenvolvimento multimédia (2D/3D), interface homem-máquina, criação de conteúdos em conformidade com o padrão SCORM, sistemas de gestão de aprendizagem, e realidade aumentada (RA) e virtual (RV).
Inovação e Investigação. Semear.
A operação da ETI assenta em quatro áreas principais: (1) simulação e treino avançado; (2) sistemas de aprendizagem interativa; (3) sistemas de suporte à operação; e (4) inovação. 2020 e o primeiro semestre de 2021 foram períodos de atividade intensa.
(1) Na Área de Simulação e Treino Avançado, a ETI procedeu ao Mid Llife Upgrade dos simuladores Epsilon para a configuração MVP-50, modernização que teve como objetivo dotar os simuladores com a mesma configuração de cockpit da frota Epsilon.
Foi prosseguida a modernização de três tipos de sistemas de treino de Defesa aérea (simuladores do lançador Mistral, simuladores da Twin Gun de 35mm e simuladores de Radar Skyguard) para as Forças Armadas Austríacas.
Foi dada continuidade ao desenvolvimento do simulador de condução da viatura Piranha 3+ para a GDELS-MOWAG que será entregue às Forças Armadas do Botswana.
A ETI está ainda a trabalhar no desenvolvimento de um Airfield Traffic Simulator para a Northrop Grumman, que será entregue à Força Aérea Portuguesa, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, sediado na Ota.
(2) Ao nível dos sistemas de aprendizagem interativa, a atividade da ETI tem-se centrado no desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem, vulgo CBT (Computer Based Training), para a Embrear e para diversas plataformas, Super Tucano, KC-390, VU-Y, endereçando utilizadores como a Força Aérea Brasileira e operadores nos EUA, África e Ásia.
Também nesta área, a ETI espera entregar em breve à Força Aérea da República Checa um Interactive Procedures Trainer para a aeronave C-295. Trata-se de um serviço prestado à Airbus Defence and Space. Em paralelo e também para este cliente, a ETI encontra-se a desenvolver a para evolução do produto Interactive Procedures Trainer desenvolvido pela ETI, com a incorporação de nova suite de aviónicos da Rockwell Collins (Pro Line Fusion) e capacidades de modo de voo, que permitirão aos utilizadores um treino mais abrangente e no estado-da-arte.
(3) Na área de sistemas de suporte à operação, destacam-se os serviços de produção de documentação técnica para a OGMA referentes à modernização das aeronaves C-130 da Força Aérea Portuguesa, o desenvolvimento também para a OGMA de nova aplicação de ensaio para motores da Rolls Royce (AE 1107) que serão intervencionados e testados em banco de ensaio de motores e o desenvolvimento de TPS (Test Program Set) para a aeronave NH-90, para a Leonardo.
(4) No que respeita à Inovação, a ETI tem vindo a apostar na participação, de forma sustentada, em programas e projetos colaborativos no âmbito da PESCO e do EDIDP, mas também no PT2020, permitindo o fortalecimento de parcerias com o tecido científico e tecnológico.
A ETI tem investido na evolução da sua oferta desenvolvendo dispositivos de treino com recurso às novas tecnologias, nomeadamente Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA).
Importa ainda referir que a equipa da ETI tem um quadro de pessoal altamente qualificado e com competências diversificadas, que atravessa várias faixas etárias, e com equilíbrio de género, já que cerca de 50% são mulheres!
ETI contribui para Forças Armadas modernas e preparadas na vanguarda
A ETI tem uma colaboração duradoura com as Forças Armadas portuguesas. São exemplos o simulador tático e de procedimentos das viatura de PANDUR e o simulador de condução para esta viatura blindada de rodas, ambos em operação no RI13 de Vila Real, desenvolvidos e mantidos pela ETI, mas também o “desorientar espacial” que se encontra no HFAR, utilizado para escrutínio dos pilotos da Força Aérea, bem como o CBT e simulador para operar o rádio tático da EID PRC-525 que é utilizado pelo Exército e pela Marinha.
Em termos de desafios no mercado nacional, a ETI está a preparar-se para participar em programas estruturantes como a construção dos Navios de Patrulha Oceânicos, a Modernização das Fragatas da Classe Vasco da Gama, o Centro Avançado de Treino de Pilotos e Centro de Treino e Formação para Viaturas Blindadas e o KC-390 português.
Perspetivas promissoras
A ETI é um player relevante num mercado com um grande potencial de crescimento, tanto do ponto de vista militar – quase 90% dos seus utilizadores e operadores são militares – como civil.
A ETI tem vindo a reforçar a atividade comercial, através da procura ativa e do aprofundamento de parcerias existentes e da aposta nas áreas naval, aérea e terrestre, e tem procurado maior eficiência e um investimento consistente na inovação.
Hoje, as soluções da ETI contribuem para a redução dos custos de operação, mas permitem também customizar planos de treino, encurtando os tempos de formação, e oferecem a possibilidade de diminuir significativamente as emissões de gases de efeito de estufa.
Operações eficazes e seguras com sistemas altamente tecnológicos requerem pessoas bem treinadas. Com soluções ETI.