A EID é a principal empresa portuguesa a trabalhar em comunicações militares complexas de voz e dados – e uma das 5 principais no que se refere a sistemas de comunicações entre veículos militares de terra e mar em todo o mundo.
Fundada em 1983, esta tecnológica tem uma vasta experiência nos campos da eletrónica, comunicações e comando e controlo, com hardware e software próprios, desenhados, testados e produzidos para suportar operação contínua e garantida em condições de utilização extremas.
As suas principais áreas de especialização são as 1) Comunicações Navais (ICCS – Integrated Communications Control Systems, ICS – Fully Integrated Communication Systems, que inclui ICCS e outros diversos subsistemas de comunicação existentes a bordo de navios militares), 2) Comunicações Táticas (Sistemas de Intercomunicação para todos os tipos de veículos blindados e navios de patrulha rápidos, rádios militares de diversos escalões, sistemas de soldados C4ISA, sistemas de edificação autónoma de comunicações de campo, que inclui a integração de capacidades de serviços de telefonia, radiofrequência e troca de dados), 3) Sistemas de Mensagens Militares NATO e a 4) Engenharia e Integração de Sistemas.
Esta diferenciação da oferta faz com que a EID conte com mais de 40 países na sua carteira de clientes, exportando em média 70% do que produz para mercados à escala global, com clientes e utilizadores finais nos cinco continentes. Neste processo, envolve mais de 150 empresas portuguesas na sua cadeia direta de fornecedores.
Soldado do Futuro desperta interesse
A inovação contínua é uma atividade fundamental para garantir a liderança da EID no mercado de defesa global, altamente competitivo, pelo que aproximadamente 70% da sua equipa é constituída por engenheiros, dos quais cerca de um quarto estão diretamente afetos a atividades de I&D. Também a proximidade às forças armadas portuguesas é um aspeto importante para integrar a perspetiva dos utilizadores no processo de desenvolvimento de produto. Além disso procura constantemente parcerias com outras empresas sólidas e com provas na área dos mercados de defesa e segurança, bem como com centros de excelência em I&D para alargar a sua oferta e garantir que as tecnologias e conhecimentos mais recentes são incorporadas nas suas soluções integradas de comunicações.
Neste momento a EID participa no projeto do Soldado do Futuro para o Exército português, para dar a capacidade a cada soldado no terreno de ter acesso a comunicações multinível, resilientes e seguras, nos modos de em voz e dados (integralmente digital), com troca de informação em tempo real do seu contexto tático e operacional, as quais trazem vantagens na sua capacidade integrada de ação.
Este projeto inovador conta já com interessados de outros países, com a oferta de uma solução completa ao nível C4ISTAR pela EID, que envolve parcerias de valor acrescentado com empresas nacionais, nomeadamente a Critical Software via integração do seus sistemas BMS e DSS.
O capital da EID é detido em 18% pela idD Portugal Defence, 2% pelo IAPMEI e 80% pela Cohort PLC.