Fundo Europeu de Defesa para 2022 apoia investigação e desenvolvimento em Defesa com € 924 milhões 

O programa de trabalho do Fundo Europeu de Defesa para 2022 foi adotado a 25 de maio, tem um orçamento de 924 milhões de euros para cofinanciamento de projetos de investigação e desenvolvimento em Defesa, e está organizado em 8 chamadas para propostas, 16 categorias de ações temáticas e horizontais e 33 tópicos.  

As chamadas para propostas do Fundo Europeu de Defesa para 2022 estão disponíveis na SmartDefence –  A nova Plataforma Inteligente para Economia de Defesa.  

O Fundo Europeu de Defesa (FED) é o novo mecanismo da União Europeia para financiar a investigação e o desenvolvimento colaborativo de produtos e tecnologias no domínio da Defesa no período 2021-2027, com um orçamento total de € 8 mil milhões. 

A idD Portugal Defence disponibiliza os tópicos das chamadas para propostas de 2022. Utilize a barra de pesquisa para procurar palavras-chave (em inglês). No final da página, pode encontrar informação sistematizada sobre o FED: o Programa de Trabalhos para 2022, a Descrição dos Tópicos das Chamadas, a Perspetiva Plurianual Indicativa do FED, um conjunto de Frequently Asked Questions, o Regulamento do Fundo e o ainda o Formulário para pedido de apoio institucional do Ministério da Defesa Nacional. 

O Programa de Trabalhos para 2021 do Fundo Europeu de Defesa foi adotado pela Comissão Europeia a 25 de maio de 2022. 

CONSULTE AQUI O DOCUMENTO

A descrição específica dos tópicos das calls do FED 2022 está disponível num único documento, o Anexo 3 à Decisão de Implementação da Comissão Europeia sobre o Fundo Europeu de Defesa

CONSULTE AQUI O DOCUMENTO

Em 2022 a Comissão Europeia publicou pela primeira vez uma Perspetiva Plurianual Indicativa do Fundo, para facilitar a coordenação dos Estados-Membros e no planeamento de médio e longo prazo para o Fundo Europeu de defesa.

CONSULTE AQUI O DOCUMENTO

O Fundo Europeu de Defesa é regido pelo Regulamento (UE) 2021/697 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de abril de 2021 que cria o Fundo Europeu de Defesa, publicado no Jornal Oficial da União Europeia de 12 de maio de 2021.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO

As entidades envolvidas em propostas de projetos candidatos ao Fundo Europeu de Defesa que desejem solicitar o apoio institucional do Ministério da Defesa Nacional devem fornecer uma descrição mínima dos projetos em causa no contexto da call a que se destinam, para avaliação do MDN, preenchendo o formulário e enviando-o para edf@iddportugal.pt e fed.calls@defesa.pt.

Preparámos um conjunto de Perguntas Frequentes para apoiar a compreensão do que é e como funciona o FED.

Consulte aqui as FAQS sobre o Fundo Europeu de Defesa

As chamadas para propostas e os tópicos do FED 2022 estão disponíveis no portal Funding&Tenders da Comissão Europeia.

CONSULTE AQUI

A idD Portugal Defence, o Ministério da Defesa Nacional e o Instituto da Defesa Nacional organizam Info Day Portugal – Fundo Europeu de Defesa em Setembro de 2022.

A Comissão Europeia – DG DEFIS – organizou, entre os dias 30 de junho e 1 de julho, um Info Day sobre o Fundo Europeu de Defesa 2022. Consulte a apresentação e outras informações úteis para submissão de candidaturas ao FED na página do evento.

Consulte aqui a calls do Fundo Europeu de Defesa de 2021.

CONSULTE AQUI AS CALLS DE 2021

Publicações relacionadas