O que são as Marcas de Qualificação?
As Marcas de Qualificação representam um selo de excelência atribuído a produtos ou tecnologias testadas pela Marinha, concebidos para utilização em ambiente marítimo ou com aplicação naval. Estes produtos são avaliados e certificados com base em critérios rigorosos de conformidade técnica, operacional e de segurança, conferindo-lhes maior credibilidade no mercado nacional e internacional.
Tipos de Marcas de Qualificação
A Marinha confere dois tipos de Marcas de Qualificação:
NAVY TESTED – Sistema que foi verificado e validado garantindo que cumpre com os regulamentos aprovados pelas devidas entidades reguladoras, assim como com os requisitos técnicos e de segurança da Marinha. Não pressupõe ter sido utilizado operacionalmente, sendo, contudo, testado no âmbito de um processo de experimentação operacional.
NAVY MISSION PROVED – Sistema que cumpre os requisitos gerais e específicos aplicáveis à marca de qualificação Navy Tested, cujo emprego foi testado em ambiente operacional, por tempo a determinar, e cujo desempenho e características garantem as condições necessárias para que seja incluído e operado em missões reais e ambiente operacional.
Quais os benefícios das Marcas de Qualificação?
A obtenção das Marcas de Qualificação oferece diversas vantagens para os produtos e tecnologias certificados:
- Reforço da confiança no mercado: A validação por entidades competentes, como a idD e a Marinha, garante credibilidade e reconhecimento técnico.
- Maior visibilidade e reconhecimento: Os produtos certificados destacam-se em certames nacionais e internacionais, beneficiando de uma reputação de qualidade e inovação.
- Potencial integração em missões da Marinha: A certificação pode abrir portas para que os produtos sejam utilizados em operações reais e ambientes operacionais, comprovando a sua eficácia no terreno.
Quem pode candidatar-se?
Podem candidatar-se ao processo de qualificação:
- Empresas ou consórcios que desenvolvam produtos ou tecnologias com aplicação marítima ou naval.
- Apenas entidades com sede em Portugal e produtos desenvolvidos no território nacional.
- Requisitos adicionais:
- Estar registado na Base Tecnológica e Industrial de Defesa.
- Cumprir normas nacionais e internacionais aplicáveis ao produto ou tecnologia.
- Garantir a certificação de segurança da informação, quando aplicável.
Consulte o Regulamento para a Concessão das Marcas de Qualificação atribuídas pela Marinha ao abrigo do Protocolo de Colaboração entre a Marinha Portuguesa e a idD Portugal Defence, na seguinte ligação.
Como candidatar-se às Marcas de Qualificação?
O processo de candidatura é iniciado com o envio de um pedido de qualificação à idD. Este pedido deve incluir:
- O formulário de candidatura preenchido, disponível AQUI.
- Indicação da marca de qualificação pretendida (Navy Tested ou Navy Mission Proved).
- Finalidade, objetivos e conceito operacional do produto ou tecnologia.
- Documentação técnica e certificações necessárias, incluindo garantias de seguro contra riscos.
Transparência e confidencialidade
Os relatórios de análise entre a Marinha, a idD e o requerente, estão sujeitos a confidencialidade. Não podem ser divulgados publicamente sem autorização expressa.
Contactos
Para mais informações sobre o processo de qualificação, aceda ao formulário de candidatura ou contacte-nos diretamente através de info[@]iddportugal.pt
Publicações relacionadas
idD Portugal Defence e Marinha Portuguesa lançam Marcas de Qualificação
A idD Portugal Defence e a Marinha Portuguesa apresentaram o regulamento das Marcas de Qualificação da Marinha Portuguesa, numa cerimónia que decorreu na Casa da Balança, em Lisboa.
Workshop de Divulgação da LPM 2024
Realizou-se, no dia 23 de abril, no Instituto Universitário Militar, um workshop de divulgação da Lei de Programação Militar (LPM), que reuniu várias entidades do sistema científico e tecnológico, empresarial e associativo nacional, alcançando as entidades da Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) que operam nos cinco domínios operacionais: terrestre, marítimo, aéreo, ciber e espacial.
Industry Day com a DAMEN
O dia da indústria com a DAMEN reuniu mais de 70 entidades do sistema científico e tecnológico, empresarial e associativo nacional, proporcionando um fórum distinto para a troca de ideias e potenciais colaborações.
Página atualizada no dia 18/12/2024