A idD Portugal Defence, representada por Carlos Félix e Carla Tavares, reuniu-se com a Embaixadora da Finlândia em Lisboa, Titta Maja-Luoto, e com Teemu Seppälä, Diretor de Tecnologia e Inovação de Riihimäki, para discutir o relacionamento bilateral entre Portugal e a Finlândia no âmbito das indústrias de defesa, o potencial de cooperação entre as BTIDS de ambos os países na resposta aos desafios lançados pela NATO e pela UE à indústria, bem como o atual contexto securitário internacional.
Durante o encontro, foram exploradas diversas oportunidades de cooperação estratégica entre os dois países.
A Sra. Embaixadora Maja-Luoto e o Sr. Seppälä reconheceram o rápido progresso da Finlândia no investimento em defesa, destacando o papel da Defense Innovation Network Finland no apoio ao desenvolvimento de uma plataforma de testes destinada a empresas em crescimento focadas na área da defesa. Ambos apresentaram algumas empresas e startups sediadas em Riihimäki, como a Atle Defense Technologies e a RAIN, além da reconhecida Patria, que estão bem posicionadas para colaborar com empresas portuguesas.
O Sr. Seppälä incentivou ainda as empresas portuguesas a candidatarem-se à aceleradora DEFINE, a primeira do género com sede na cidade de Riihimäki, na Finlândia. Esta iniciativa oferece formação, incluindo em regime remoto, para empresas portuguesas interessadas.
Carlos Félix e a Sra. Embaixadora Maja-Luoto discutiram a importância de construir um ecossistema mutuamente benéfico entre Portugal e a Finlândia. A Finlândia destaca-se pelo seu know-how no Ártico, aliado a soluções tecnológicas de última geração em áreas como a cibersegurança e a inteligência artificial. Por sua vez, Portugal é líder em domínios como os assuntos marítimos, drones, comunicações, formação e simulação, entre outros. Ambos concordaram em dar início a uma colaboração concreta entre os dois países.