A idD Portugal Defence assegura a presença nas Comemorações do Dia do Exército 2024, através da participação no Seminário de Inovação e do acompanhamento das entidades da indústria de defesa que estão presentes na exposição de projetos e na exposição tecnológica.
O seminário de inovação, teve como título “O Exército Português: Um Mundo de Oportunidades para a Indústria de Defesa”. Na Sessão C, o Eng.º Carlos Félix, presidente da idD Portugal Defence, apresentou a intervenção “A Estratégia Portuguesa para a Indústria de Defesa”.
Um dos pontos centrais do discurso de Carlos Félix foi a análise dos custos de contexto na economia da defesa, que abrangem uma variedade de fatores além dos custos diretos de produção e aquisição de equipamentos militares, incluindo aspetos que a maioria das indústrias enfrenta, como os custos de energia, fiscalidade e acesso a financiamento.
Carlos Félix destacou quatro áreas críticas que influenciam os custos de contexto na economia de defesa:
- Investigação e Desenvolvimento: Os gastos com I&D são essenciais para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias militares. Esses custos são frequentemente elevados devido à complexidade e sofisticação das tecnologias de defesa.
- Custos com Segurança e Classificação: Devido à sensibilidade das informações e tecnologias envolvidas na defesa, os custos associados à segurança física, cibernética e à classificação de dados, informações e materiais são significativos.
- Ciclos de Vida Longos: Os equipamentos militares, por sua natureza, possuem ciclos de vida longos, o que significa que os custos de contexto incluem não apenas os custos de aquisição inicial, mas também os custos contínuos de manutenção, atualização e eventual desmantelamento.
- Regulamentação e Conformidade: A indústria da defesa está sujeita a regulamentações rigorosas, tanto a nível nacional como internacional. Isto pode incluir regulamentos de exportação, importação, controle de armas e padrões de segurança, entre outros, que podem aumentar os custos operacionais e administrativos.
A idD Portugal Defence aproveitou a ocasião para destacar a iniciativa Marcas de Qualificação a Sistemas e Equipamentos Militares, desenvolvida em conjunto com o Exército. Esta iniciativa responde à necessidade das empresas nacionais em demonstrar a eficácia das suas soluções em operações no terreno, tornando-se um facilitador nos contactos comerciais e promovendo a internacionalização da tecnologia portuguesa.
O sistema de qualificação consta de dois níveis:
- Army Tested: Aplicável a sistemas ou produtos que cumpram os requisitos definidos pelo Exército.
- Combat Proven: Para sistemas ou produtos que, adicionalmente, tenham sido usados com sucesso em operações militares reais.
Destacaram-se, ainda, a exposição tecnológica e a exposição de projetos de entidades da indústria de defesa nacional. Na exposição de projetos, foram apresentados vários trabalhos inovadores, incluindo da Beyond Composite, da Beyond Vision, do Instituto Politécnico da Guarda, da Universidade da Beira Interior, Ensiguarda, Socedia Safety & Mobility Guarda SA, bem como o Projeto UMLDBQ, o Projeto Overwatch, o Projeto Acting – Ciberdefesa, o Projeto Elite 2 – Exoesqueleto e o Projeto Fabrico Aditio (projetos CINAMIL) e Instituto Superior Técnico.
A exposição tecnológica incluiu as seguintes entidades: Beyond Vision, Beyond Composite, Synopsis Planet, UAVision, Arquus (rodasa), Instituto de Telecomunicações, Fibrenamics / Latino Group, EID, CEiiA, INDRA Sistemas Pt, Thinklogical; HEN, Universidade da Beira Interior, SODECIA Safety & Mobility Guarda, S.A., Instituto Politécnico da Guarda, ENSIGUARDA, CITEVE e Deep Neuronic (parceira da UBI). A exposição demonstrou a diversidade e a capacidade tecnológica da indústria nacional.
A participação da idD teve como objetivos garantir a interface entre a Indústria de Defesa e as Forças Armadas, promover o papel da Indústria de Defesa junto do Exército, acompanhar as entidades da Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) no seu esforço de desenvolvimento tecnológico e promover as marcas de qualificação, uma iniciativa desenvolvida em conjunto com o Exército.
Consulte o vídeo da sessão de inovação: