Fotografias Marinha Portuguesa

A idD participou no exercício REPMUS 2023 (“Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems”), da Marinha Portuguesa, o maior exercício operacional de experimentação de sistemas não tripulados do mundo, realizado em Troia e Sesimbra, com um total de cerca de 1.400 participantes e mais de 80 drones em teste.

O exercício, agora na sua 13ª edição, conta com 15 marinhas participantes, a maioria da NATO e 11 observadores, “várias organizações” da Aliança Atlântica e mais de 40 entidades, incluindo representantes da indústria e do mundo académico.

A idD Portugal Defence integrou uma comitiva composta pelo ISCTE, IAPMEI, CNPD e DS Telecom, acompanhada pelo CMDT. João Piedade, “Head of the Innovation and Transformation Division”, que foi apresentando os diversos meios empenhados e tecnologia disponível na Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique.

Neste exercício foi possível observar, que a coordenação de múltiplos recursos envolvidos em ambientes diversos, incentiva a interação entre os participantes e desenvolve competências técnicas e operacionais em potenciais áreas de atividade. Ficou, ainda, demonstrado que os sistemas marítimos não tripulados testados oferecem benefícios operacionais, capazes de realizar tarefas como busca e salvamento marítimo, salvamento urbano e vigilância marítima, para além dos relacionados com a “guerra”.

Fotografias Marinha Portuguesa