idD no Kosovo

//idD no Kosovo

No dia 10 de Dezembro, a idD integrou a comitiva liderada pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, na visita às Forças Nacionais Destacadas em Pristina, Capital do Kosovo.

 

Durante a visita, o Ministro da Defesa enalteceu a “competência técnica e profissional dos militares portugueses”, mas particularmente “o fator humano”.

O governante explicou que “a capacidade de fazer pontes” dos militares portugueses é especialmente importante devido ao “contexto de grande diferenciação étnica” desta missão nos Balcãs.

“Este referencial no militar português é um ativo estratégico reconhecido em todo o lado (…) É para mim um orgulho constatar esta marca distintiva em todos os fóruns em que participo”, afirmou o titular da pasta da Defesa Nacional, naquela que é a sua terceira visita às Forças Nacionais Destacadas no Kosovo.

“Tudo o que estamos a fazer na Defesa Nacional tem sido feito em consenso e ação partilhada com as chefias militares, podem estar confiantes”, disse, indicando como objetivos da tutela o aumento da capacidade operacional e a afirmação da condição militar.

Durante o período da tarde, José Pedro Aguiar-Branco teve ainda uma audiência com a Presidente da República do Kosovo, Atifete Jahjaga, e uma reunião com o comandante da missão da Aliança Atlântica (KFOR), o general italiano Francesco Figliuolo.

2019-10-21T09:30:35+00:0018 de Agosto, 2015|Tags: , |