idD e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Báltica assinam protocolo de cooperação

//idD e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Báltica assinam protocolo de cooperação

Promover e desenvolver colaboração de benefício mútuo, com base na igualdade, no setor industrial da Defesa nas áreas da Aeronáutica, Espaço e Defesa e o reforço económico entre os países nestas áreas.

A idD e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Báltica (CCILB) assinaram hoje, dia 26 de Novembro, um protocolo de cooperação tendo em vista promoção e a colaboração mútua no setor industrial da Defesa nas áreas da Aeronáutica, Espaço e Defesa e o reforço económico entre os países nestas áreas.

 A CCILB é uma entidade constituída pelas Embaixadas em Portugal dos países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) e tem como objetivo criar as condições que permitam obter as ferramentas necessárias de forma a gerir novas possibilidades para cooperar, criar joint-ventures e abrir novos espaços de investimento e intervenção às empresas nacionais de cada um dos Estados membros.

O protocolo prevê, igualmente, a promoção e apoio de missões empresariais, ligações institucionais, empresariais e outras iniciativas que reúnam potenciais parceiros de negócio bem como fomentar e desenvolver a partilha de experiências para o desenvolvimento das respetivas bases tecnológicas e industriais de defesa de ambos os países. Pretende-se desta forma, encorajar o empreendedorismo tecnológico, a criação e manutenção de emprego altamente qualificado.

Assinaram o protocolo o Administrador Executivo da idD, Miguel Botelho de Sousa e pelo Cônsul Honorário da Lituânia em Portugal, Jorge Antas de Barros.

Estiveram presentes na cerimónia a Embaixadora da Lituânia em Portugal, Asta Skaisgiryté, o Embaixador da Estónia em Portugal, Andres Rundo e a Encarregada de Negócios da Embaixada Letónia, Evija Dumpe.

2019-10-21T09:30:32+00:0026 de Novembro, 2015|Tags: , , |