A Comissão Europeia publicou recentemente o programa de trabalhos do Horizonte Europa para o período 2021-2022.

No que interessa à Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID), importa divulgar o programa de trabalhos referente ao cluster sobre Digital, Industry and Space, que melhor se enquadra na esfera de atuação da BTID, nomeadamente no âmbito de tecnologia de duplo-uso.

A missão deste cluster é fomentar o desenvolvimento de tecnologias competitivas com vista a uma indústria de economia circular e de neutralidade ambiental, orientada para a transição digital e industrial com o objetivo de autonomia em cadeias de valor estratégicas, a inclusão e a resiliência.

Num valor total estimado em €15 mil milhões, o programa de trabalhos 2021-2022 no âmbito do cluster sobre Digital, Industry and Space compreende as seguintes seis áreas de projeto:

      1. Climate neutral, circular and digitised production
      2. Increased autonomy in key strategic value chains for resilient industry
      3. World-leading data and computing Technologies
      4. Digital and emerging technologies for competitiveness and fit for the Green Deal
      5. Open strategic autonomy in developing, deploying, deploying and using global space-based infrastructures, services, applications and data
      6. A human-centred and ethical development of digital and industrial technologies

Cada uma destas áreas contém um conjunto de concursos – calls –, dos quais alguns já se encontram abertos a candidaturas, com a possibilidade de financiamento de mais do que um projeto por tópico. Note-se que os projetos candidatos poderão ser complementados com financiamento de outros programas, pelo que é aconselhada a procura de sinergias entre este e outros programas de investimento a nível nacional, regional ou europeu, nomeadamente o ERDF, ESF+, JTF, EMFF, EAFRD e InvestEU.

Poderá consultar o Programa de Trabalhos aqui e os concursos abertos no website da Comissão Europeia, aqui.

Mais se informa que se realizarão Info Days, dedicados a cada uma das áreas de atuação e tópicos deste cluster, nos dias 29 e 30 de junho. A participação é aberta a todos os interessados, pretendendo responder a questões de potenciais candidatos aos concursos.

Recordando a recomendação aquando da Sessão de Informação organizada no passado dia 19 de maio, os interessados deverão identificar potenciais parceiros assim que o Programa de Trabalhos é publicado para assim poderem formar consórcios. Por forma a facilitar a procura de potenciais parceiros, recomenda-se a participação nos três eventos de networking, que incluem encontros bilaterais:

Recomenda-se, ainda, a leitura do Plano de Ação da Comissão Europeia para as Sinergias, disponível aqui.

O Horizonte Europa é o principal programa de financiamento da União Europeia de apoio à investigação e inovação, com um orçamento de cerca de €95,5 mil milhões para um período de sete anos (2021-2027). Este programa presta particular atenção à colaboração entre instituições académicas, comunidades científicas e indústria, incluindo pequenas e médias empresas.