A segunda call do programa Horizon Europe deverá ser lançada em outubro de 2022 e contará com um orçamento global de 48.1 milhões de Euros para o desenvolvimento de aplicações espaciais inovadoras (“space downstream applications”). O prazo para submissão de candidaturas termina em fevereiro de 2023.
Esta call encontra-se estruturada nos seguintes tópicos:
- Aplicações EGNSS para mobilidade inteligente (Ação de Inovação);
- Setor público – utilizador Galileo e/ou Copernicus (Contratos pré-comerciais);
- Aplicações Copernicus e Economia Europeia de Dados (Ação de Inovação);
- Absorção de dados Copernicus em larga escala com recurso a Inteligência Artificial e HPC (Ação de Investigação e Inovação);
- Desenho de aplicações space-based com parceiros internacionais (Ação de Investigação e Inovação);
- Desenvolvimento e demonstração do Serviço GOVSATCOM – Governmental Satellite Communications (Ação de Investigação e Inovação).
Informação importante:
- Os dois tópicos descritos como “Ações de Inovação” poderão incluir prototipagem, teste, demonstração, pilotagem, validação de produtos em larga escala e replicação de mercado. É obrigatória a apresentação de um plano de negócios e de provas de envolvimento dos utilizadores na proposta.
A taxa de financiamento das “Ações de Inovação” é de 70% com exceção das entidades jurídicas sem fins lucrativos, nas quais se aplica uma taxa de 100%.
- Os três tópicos descritos como “Ações de Investigação e Inovação” poderão incluir investigação fundamental e aplicada, desenvolvimento e integração de tecnologias, testes, demonstração e validação de protótipo de pequena escala em ambiente laboratorial ou simulado.
A taxa de financiamento das “Ações de Investigação e Inovação” é de 100%.
- O tópico descrito como “Contratos pré-comerciais” visa auxiliar os transnational buyers a reforçar os contratos públicos de investigação, desenvolvimento e validação.
A taxa de financiamento dos “Contratos pré-comerciais” é de 100%.
Para mais informações, consulte o EU’s Funding & tender opportunities portal.