A idD Portugal Defence participou no “Pitch Day” do NATO Innovation Challenge organizado pela Innovation Hub, NATO Allied Command Transformation (ACT), que decorreu a 29 de junho no IUM – Instituto Universitário Militar.
Sob o tema “Space Domain Awareness”, este desafio teve como objetivo ampliar o entendimento sobre o Espaço, incluindo relativamente às ameaças e vulnerabilidades que poderão vir a afetar a segurança e os interesses da Aliança, procurando soluções inovadoras, já existentes ou em desenvolvimento, que permitam a recolha e análise de informação, a avaliação de disrupções de serviços baseados na utilização do Espaço, e a visualização de informações sobre a esfera Espacial.
Ministro da Defesa destaca papel da inovação para a Defesa
Na sessão de abertura, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, salientou a importância do fomento de inovação no âmbito da Defesa, identificando a idD Portugal Defence como agente potenciador de inovação, e a criação do Departamento para a Inovação e Transformação, no seio do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), como medida tomada em prol da inovação.
NATO sublinha importância do Espaço para a segurança da Aliança
O Comandante Adjunto do NATO Allied Command Transformation (ACT), General Paolo Ruggiero, contextualizou a importância da temática desta edição do desafio, apontando para o comunicado emitido aquando da Cimeira da NATO, no passado dia 14 de junho, no qual os líderes declararam a importância crescente do Espaço para a segurança da Aliança, sublinhando a vitalidade do acesso seguro aos serviços, produtos e capacidades espaciais para a condução das operações, missões e atividades da Aliança.
Empresa Share My Space venceu competição
Os 10 finalistas, entre PME, spin-offs e start-ups, tiveram a oportunidade de fazer um “pitch” de 6 minutos a um júri composto por entidades representantes da Inovação e do Espaço provenientes do EMGFA, da Agência Espacial Portuguesa, da NATO, da Agência Espacial Europeia, da NASA e da Old Dominion University.
A equipa vencedora, a Share My Space, à qual foram atribuídos $5,000, é uma start-up francesa fundada em 2017, cuja área de atuação se foca no conhecimento situacional do Espaço. Os seus produtos e serviços incluem a deteção de objetos em órbita, a sua catalogação, atualizações em tempo-real do catálogo, e uma variedade de capacidades de processamento de dados.
Em segundo e terceiro lugar, com um prémio de $2,500 e $1,000, respetivamente, ficaram a Mission Space e a VizworX em parceria com a University of Calgary.
CEMGFA aponta inovação com um dos seus objetivos
No discurso de encerramento, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, salientou a importância da persistência no caminho para o sucesso, manifestando a sua satisfação quanto à qualidade das diversas candidaturas do NATO Innovation Challenge.
Apontou ainda a Inovação como um dos seus objetivos enquanto CEMGFA, salientando a colaboração com a indústria e instituições académicas como uma condição sine qua non para a concretização deste objetivo, com vista a um ecossistema de inovação em defesa conjunto com as Forças Armadas.