Aprovado o novo Fundo Europeu de Defesa

//Aprovado o novo Fundo Europeu de Defesa

Aprovado o novo Fundo Europeu de Defesa

O Parlamento Europeu e os Estados Membros da União Europeia chegaram a acordo para a aprovação o Fundo Europeu de Defesa, proposto pela Comissão Europeia em julho de 2018.

O Orçamento aprovado é de 7,95 Mil Milhões de Euros (€), dos quais um terço será canalizado para o financiamento de projetos de investigação na área da Defesa. Os restantes dois terços servirão de complemento ao investimento feito pelos Estados Membros, cofinanciando os custos de desenvolvimento das capacidades de Defesa (Defense Capabilities), após a fase de investigação.

O Fundo Europeu de Defesa destina-se a apoiar a cooperação na área da defesa entre os vários países de União Europeia e empresas, centros de investigação, entidades nacionais, organizações internacionais e universidades. O fundo aplica-se tanto a projetos em fase de investigação como ao desenvolvimento de produtos e tecnologias de defesa e inclui mecanismos que estimulam a participação de PME’s em projetos internacionais, contribuindo (também) desse modo para a sua integração nas cadeias de valor europeias.

Mais informações sobre este assunto podem ser obtidas junto da Delegação da AICEP em Bruxelas.

2020-12-21T10:09:55+00:0018 de Dezembro, 2020|Tags: , , , |