
A idD Portugal Defence está a recrutar um/a Responsável de Área – Desmilitarização e Desativação de Materiais Energéticos (UDME).
O(a) candidato(a) selecionado(a) irá gerir e coordenar todas as atividades da área, garantindo o planeamento, execução e monitorização das operações de desmilitarização/desativação, em conformidade com os requisitos de segurança, qualidade e ambiente, nomeadamente:
- Planear, executar e monitorizar a atividade operacional da área, garantindo o cumprimento do Plano Anual de Produção e dos objetivos definidos.
- Gerir os recursos humanos, materiais, financeiros e administrativos, assegurando a eficiência e o cumprimento do orçamento.
- Supervisionar as vertentes técnica, de segurança e ambiente, promovendo condições de trabalho adequadas e medidas eficazes de prevenção de riscos.
- Assegurar o controlo das atividades de receção, armazenamento, desmontagem e destruição de materiais, bem como a gestão de resíduos e materiais energéticos, em conformidade com as normas legais e operacionais.
- Preparar e apresentar propostas ao MDN, à NSPA (NATO) e a outros potenciais clientes, e contactar entidades europeias com atividade similar.
- Gerir fornecedores e apoiar a estimativa de custos e prazos de fornecimentos e serviços.
- Garantir as credenciações de Segurança Industrial NATO e de Segurança Nacional, em conformidade com os requisitos aplicáveis ao setor da Defesa.
Requisitos:
- Formação superior, preferencialmente na área de Engenharia Mecânica, Engenharia Química ou outra.
- Experiência a lidar com explosivos e em manuseamento de munições e pólvoras.
- Pensamento estratégico, análise crítica e forte capacidade de resolução de problemas.
- Capacidade de gestão de informação, identificação/mitigação de riscos e tomada de decisão com autonomia técnica.
- Liderança e gestão de equipas, com elevada capacidade de comunicação.
- Bons conhecimentos de inglês, falado e escrito.
- Elevados padrões de ética, isenção e integridade.
Caso tenha interesse na oferta, preencha o seguinte formulário de candidatura até dia 27 de fevereiro.
Publicado: 5 de fevereiro de 2026
