Portugal e Itália aprofundam cooperação industrial no setor da Defesa

Roma acolheu, nos dias 2 e 3 de julho, a 1.ª Jornada Luso-Italiana das Indústrias de Defesa, uma iniciativa que reforçou a aproximação entre os dois países no desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área da defesa. O encontro, que reuniu cerca de 50 entidades portuguesas e italianas, foi organizado pela idD Portugal Defence, em articulação com um conjunto de parceiros institucionais e industriais de ambos os países.

O evento teve como principais objetivos promover oportunidades de negócio, facilitar o acesso a cadeias de fornecimento internacionais, discutir prioridades no contexto europeu e fomentar parcerias estratégicas orientadas para programas da União Europeia, NATO e Agência Espacial Europeia.

Da cooperação institucional à ação empresarial

O primeiro dia foi dedicado a visitas industriais à Leonardo e à MBDA Italia, permitindo às empresas portuguesas conhecer mais de perto o ecossistema italiano de defesa e identificar pontos de contacto para futuras colaborações.

No segundo dia, as atenções centraram-se nas apresentações institucionais das capacidades das entidades portuguesas e italianas, bem como nas sessões de networking empresarial. Mais de 130 reuniões B2B foram realizadas ao longo do dia, revelando um forte interesse em desenvolver projetos conjuntos.

Presença institucional

A sessão de abertura contou com as palavras de boas-vindas do Embaixador de Portugal em Roma, Bernardo Futscher Pereira, e com a intervenção do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que destacou a importância da cooperação bilateral no atual contexto europeu de reforço das capacidades de defesa. Participaram ainda como oradores o Presidente da idD Portugal Defence, Ricardo Pinheiro Alves; o Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Silva Pinto, Adido de Defesa em Roma; a administradora da AICEP, Joana Gaspar; o Presidente da AIAD, Giuseppe Cossiga; entre outros.

Organização e parcerias

A organização do evento envolveu, do lado português, a idD Portugal Defence, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a AED Cluster Portugal, a aicep Portugal Global, a Embaixada de Portugal em Roma, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional. Do lado italiano, estiveram envolvidas a Secretaria-Geral da Defesa e a AIAD – Federazione Aziende Italiane per l’Aerospazio, la Difesa e la Sicurezza.

 A 1.ª Jornada Luso-Italiana das Indústrias de Defesa permitiu aproximar as duas indústrias de defesa, fortalecendo as relações bilaterais existentes entre Portugal e Itália. O reforço da cooperação neste domínio revela-se particularmente relevante no atual contexto europeu e da NATO.

Entidades portuguesas presentes

Azitek, BeyondComposite, CEiiA, Critical Software, Durit, EID, Embraer Portugal, INESC TEC, Infinite Foundry, ISQ, LusoSpace, Metalúrgica Falcão & Filhos, OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, Optimal Group, Palbit, Siroco, TAP Maintenance & Engineering, Tecno Lanema, Tekever, Thales Edisoft Portugal, AVP Aero Voo de Portugal.

Entidades italianas presentes

Almaviva, C.F.F. Sistemi, Defence Industry Agency, ELT Group, Engineering Ingegneria Informatica, Fincantieri, Goriziane, IDV – Iveco Defence Vehicles, Intermarine, Italiana Ponti Radio, Lanco, Larimart, Leonardo, MA Group – Magnaghi Aerospace Group, MB Elettronica, MBDA, Med Technology, OHB Italia, Page Europa, Rheinmetall Italia, Rigel, RINA Consulting Centro Sviluppo Materiali, Teknel, Telespazio, Telsy.