
Stand de Portugal reuniu empresas nacionais, representantes das Forças Armadas e grandes fabricantes internacionais.
A participação nacional na FEINDEF 2025 – Feria Internacional de Defensa y Seguridad de España, que decorreu entre 12 e 14 de maio, em Madrid, reforçou a projeção internacional da indústria portuguesa de Defesa.
Organizado pela idD Portugal Defence, o stand de Portugal integrou oito entidades com competências consolidadas em áreas industriais e tecnológicas, que apresentaram soluções inovadoras de engenharia avançada, comunicações, simulação, materiais compósitos, calçado tático, proteção balística, aviação, manutenção de sistemas e tecnologias de apoio à operação.
Indústria nacional com presença estratégica
A presença portuguesa na FEINDEF representou mais do que uma montra de capacidades tecnológicas: foi um espaço de contacto direto com decisores militares e empresariais, com vista à criação de parcerias estratégicas, acesso a novos mercados e integração em cadeias de valor internacionais.
Estiveram presentes: A. Silva Matos Metalomecânica, Aero Voo de Portugal, CEiiA, EID, ETI, Lavoro Europe, OPTIMAL GROUP e Pewag. Para além da indústria com expositor no stand nacional, estiveram presentes algumas dezenas de delegações de outras empresas portuguesas.
Reconhecimento institucional e cooperação internacional
No dia 13 de maio, o Chefe do Estado-Maior do Exército Português, General Eduardo Mendes Ferrão, visitou o stand — um momento que simbolizou o reforço do compromisso nacional com a inovação, a capacidade tecnológica e a projeção internacional da indústria de defesa portuguesa. As empresas integradas na delegação portuguesa receberam ainda a visita do Almirante Jorge Pires, Superintendente do Material, e do Contra-Almirante António Mateus, Diretor de Navios, da Marinha Portuguesa; do General Pilav Rui Freitas, Chefe do Estado-Maior Conjunto, em representação do General CEMGFA da Força Aérea Portuguesa; e do Coronel João Henriques, Adido de Defesa de Portugal em Espanha.
No dia 12 de maio, o stand nacional recebeu o Chefe do Estado-Maior do Exército de Espanha, General Jaime Domínguez Buj, que teve oportunidade de conhecer as competências e soluções apresentadas pelas entidades portuguesas.
Estas visitas evidenciam o interesse estratégico em fortalecer as relações entre as empresas e os Ramos militares, e entre Portugal e Espanha, e em promover novas formas de cooperação internacional no setor da defesa.
A idD Portugal Defence continuará a trabalhar para que a defesa seja uma alavanca para o crescimento económico nacional, incentivando o investimento, a inovação, a criação de emprego qualificado e o fortalecimento das relações entre as Forças Armadas e a indústria portuguesa.