
Fotografias: Embaixada da Ucrânia em Portugal
A idD Portugal Defence e a Embaixada da Ucrânia em Portugal organizaram, no dia 10 de dezembro, o Industry Day entre Portugal e Ucrânia, com o objetivo de aprofundar a cooperação industrial no setor da Defesa e identificar novas oportunidades de colaboração entre os dois países.
O encontro contou com a participação de mais de 90 empresas portuguesas e ucranianas, que estiveram envolvidas numa sessão de apresentações empresariais. Ao longo da tarde, tiveram lugar cerca de 20 reuniões bilaterais entre empresas, evidenciando o interesse em desenvolver projetos conjuntos, explorar sinergias e promover iniciativas de co-desenvolvimento.
A sessão de abertura contou com intervenções do Presidente da idD Portugal Defence, Ricardo Pinheiro Alves, da Deputy Minister of Defence of Ukraine, Hanna Hvozdiar, e da Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko.
Seguiu-se a sessão “The Portuguese Defence Ecosystem: Opportunities and Industrial Cooperation”, com a participação do Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), Tenente-General Lemos Pires, e do membro do Conselho de Administração da AICEP, Philomène Dias.
No âmbito do Industry Day, foi ainda assinado um memorando de entendimento (MoU) entre o Ukrainian Council of Defence Industry e a idD Portugal Defence, com vista a promover a cooperação e a colaboração no setor da Defesa. As partes procuram reforçar o envolvimento das indústrias, facilitar a partilha de informação e identificar oportunidades para iniciativas conjuntas que impulsionem a inovação, o desenvolvimento de capacidades e parcerias estratégicas.
Com esta iniciativa, Portugal e a Ucrânia consolidam a vontade de estreitar o relacionamento entre as respetivas indústrias de Defesa, criando condições para novas oportunidades de co-desenvolvimento que contribuam para a inovação, resiliência e competitividade dos seus ecossistemas industriais.
Sobre o Ukrainian Council of Defence Industry (UCDI)
O UCDI é uma associação independente de fabricantes privados de armamento e equipamento militar da Ucrânia, que consolida o setor, reforça a cooperação com o Estado e com parceiros internacionais, e contribui para moldar a arquitetura de segurança moderna do país. O Conselho apoia os fabricantes da indústria de defesa na identificação de parceiros, na expansão da capacidade produtiva e no acesso a financiamento e tecnologias, fortalecendo assim as capacidades de defesa da Ucrânia.












