Visita ao CEOM com o Adido de Defesa do Canadá em Lisboa

A delegação da Embaixada do Canadá em Lisboa, acompanhada pela idD, visitou o CEOM (Centro de Experimentação Operacional da Marinha) no dia 13 de março, por ocasião da visita do Adido de Defesa do Canadá em Lisboa (não residente).

Esta visita teve como objetivo apresentar as instalações portuguesas que integram a rede do DIANA (Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic), nomeadamente o CEOM, que é um dos centros de testes que integram esta rede da NATO. O Canadá acolherá um centro regional, centros de teste e um acelerador, como parte do DIANA.

Durante a visita, foi realizada, também, uma apresentação sobre o exercício anual REPMUS (Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems), que terá lugar em setembro e no qual participarão várias empresas canadianas.

A visita reforçou a cooperação entre Portugal e o Canadá no âmbito da defesa e da segurança marítima.

O Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM) assume um papel crucial no avanço da tecnologia marítima portuguesa. Através da sua missão de apoiar exercícios e campanhas de experimentação operacional, o CEOM combina o conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e capacidade operacional da Marinha com o de entidades parceiras. Esta sinergia permite impulsionar o desenvolvimento tecnológico, a interoperabilidade e o emprego operacional de sistemas marítimos não tripulados (MUS) e outras tecnologias disruptivas emergentes (EDT).

O Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA) é uma iniciativa da NATO, lançada em 2022, dedicada a apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores com vista à superioridade tecnológica da Aliança. A principal função desta iniciativa é promover os desafios de segurança e defesa indicados pelas Forças Armadas, por forma a que entidades inovadoras possam desenvolver soluções de adoção rápida que correspondam aos seus requisitos.

O Robotic Experimentation and Prototyping using Maritime Uncrewed Systems (REPMUS) é o maior exercício do mundo dedicado à experimentação robótica de veículos não tripulados no domínio marítimo (UUVs). Organizado pela Marinha Portuguesa, o REPMUS oferece uma plataforma para os países da NATO testarem e apresentarem os seus mais recentes drones marítimos, promovendo a interoperabilidade e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.