Editorial

1 ano da nova idD Portugal Defence

O dia 29 de junho marca o primeiro aniversário da reestruturação da idD Portugal Defence. Um ano em que se deu início a um conjunto alargado de iniciativas para promover a Economia da Defesa em Portugal, algumas já apresentadas publicamente, outras em desenvolvimento.

Como representantes da BTID e da Economia da Defesa, sentimos a necessidade de comunicar melhor o muito que temos feito e de nos aproximarmos ainda mais dos nossos parceiros, pelo que aproveitamos este aniversário para lançar a RADAR, uma newsletter que passará a ser enviada de forma regular por via eletrónica.

Através da RADAR pretendemos dar a conhecer as nossas atividades de apoio às empresas e entidades e as oportunidades que existem na área da Economia da Defesa, sempre através de notícias curtas.

Chamamos ainda a atenção para a reestruturação em curso no nosso site, em particular para a Agenda e para a área de Oportunidades, que passarão a estar atualizados com informação relevante para quem trabalha nesta área.

Desejamos que este ano seja apenas a primeira etapa de um caminho feito em conjunto e que nos possa levar mais longe.

Boa leitura!

ATIVIDADES IDD PORTUGAL DEFENCE

Inovação Digital

Aprovado Polo de Inovação Digital para a Economia de Defesa

Foi aprovado o primeiro Polo de Inovação Digital dedicado à Economia de Defesa da Europa, o Defence4Tech Hub, reforçando a transformação digital da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.
Saiba mais AQUI


Navios de Patrulha Oceânicos

idD Portugal Defence gere programa de aquisição

A aquisição de seis novos NPO é um dos projetos estruturantes da LPM. A idD Portugal Defence será responsável pela gestão deste processo, no valor de 352M€, de forma a potenciar esta oportunidade para a indústria de Defesa, incrementando a atividade de empresas portuguesas e europeias que fornecem produtos, serviços e tecnologias de Defesa ou de duplo uso.
Saiba mais AQUI


Formação e Inovação

Academia do Arsenal fortalece Cluster Naval

Qualificar os profissionais da indústria naval, atrair e reter quadros superiores, e promover a inovação são os objetivos da Academia do Arsenal, um projeto lançado por uma parceria entre a Arsenal do Alfeite, o Consórcio de Escolas de Engenharia, a Associação das Indústrias Navais e a idD Portugal Defence, com financiamento do PRR.
Saiba mais AQUI


Intelligence

Factsheet sobre Economia de Defesa

A idD Portugal Defence reuniu um conjunto de informações sobre as entidades e empresas da Economia de Defesa, que está agora disponível para consulta.
Consulte o documento AQUI


Seminário PPUE

idD Portugal Defence lança debate na Europa: maior espaço para as PME no ecossistema de defesa

A idD Portugal Defence introduziu a necessidade de reforçar a participação das PME no ecossistema da defesa nas prioridades da agenda da Presidência Portuguesa da União Europeia. Trata-se de um tema particularmente relevante para Portugal e voltará a ser discutido pelo Conselho Europeu em futuras presidências.
Saiba mais AQUI


Networking

Industry Days

Criar oportunidades de cooperação e de negócio entre empresas portuguesas e belgas é o objetivo deste Industry Day que decorrerá a 8 de julho. O Industry Day Portugal-Alemanha decorreu a 15 de junho.
Saiba mais AQUI


Publicação de Guia

Contratação Pública para a Inovação

Sendo a contratação pública para a inovação um aspeto fundamental para a Economia da Defesa, a idD Portugal Defence acaba de publicar um guia sobre as várias possibilidades existentes neste domínio. Caso tenha questões não deixe de nos contactar
Saiba mais AQUI


Non-paper

O Futuro da Economia de Defesa Europeia

Este non-paper, apresentado pela idD Portugal Defence no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, apresenta propostas para promover a Base Tecnológica e Industrial da Defesa Europeia com impacto quer nas capacidades de defesa quer no desenvolvimento económico e geração de emprego na Europa.
Consulte o documento AQUI


NIAG – NATO Industrial Advisory Group

Saiba como participar – e porquê!

Organismo de consulta e aconselhamento das indústrias dos países membros da NATO, a participação das empresas e outras entidades nacionais no NIAG constitui uma mais-valia já que é neste grupo que se identificam as principais questões industriais, tecnológicas, e de gestão, entre outras. A idD Portugal Defence é a representante nacional no NIAG.
Saiba mais AQUI

ACONTECEU

Principais conclusões

Cimeira da NATO: Impacto para a BTID

Na Cimeira da NATO foram tomadas decisões para preservar a vantagem tecnológica da Aliança, em que se insere a promoção da inovação, estratégias para os domínios ciber e espaço, a resiliência e a proteção de infraestruturas críticas e a segurança energética, ou ainda o combate às alterações climáticas.
Saiba mais AQUI


Diretor Executivo da EDA visita ETI e OGMA

Jiří Šedivý foi conhecer o potencial destas empresas, nomeadamente produtos e serviços ao nível da simulação e treino e de aeronáutica de defesa.
Saiba mais AQUI

OPORTUNIDADES

I&D e Inovação na área da Defesa

Fundo Europeu de Defesa e outras linhas de financiamento

Ao longo do segundo semestre de 2021 serão conhecidas várias linhas de financiamento para atividades de I&D e de Inovação, em particular o Fundo Europeu de Defesa que será apresentado a 30 de junho. A idD Portugal Defence disponibiliza informação sobre os principais instrumentos numa nova área.
Saiba mais AQUI


I&D e Inovação

Horizonte Europa

A Comissão Europeia publicou recentemente o programa de trabalhos do Horizonte Europa para o período 2021-2022, com um financiamento previsto de €15 mil milhões.
Saiba mais AQUI


Agenda e Feiras

A idD Portugal Defence disponibiliza uma nova área com informações sobre as próximas Feiras Internacionais e com eventos de interesse ao mundo da Economia de Defesa.
Saiba mais AQUI


Procurement

Confira as oportunidades de negócio

A idD Portugal Defence disponibiliza regularmente informação sobre oportunidades de negócio associadas a organizações internacionais como a UE, a NATO ou a ONU e também a forças armadas de outros países.
Confira as oportunidades abertas AQUI

CONHEÇA AS EMPRESAS DA ECONOMIA DA DEFESA

Arsenal do Alfeite

O estaleiro prepara-se para participar ativamente em programas estruturantes para o cluster naval, entre os quais a consolidação da capacidade de manutenção de submarinos através do próximo projeto no qual a AASA vai assumir a função de PRIME CONTRACTOR, o Programa de Modernização das Fragatas da Classe Vasco da Gama e a construção dos novos Navios de Patrulha Oceânico.

Saiba mais AQUI