Project Description

ACT

O Comando Aliado para a Transformação da NATO (ACT) promove consulta à indústria para avaliação de capacidades tecnológicas,  produtos e serviços, designadamente em termos de equipamento científico, desenvolvimento de protótipos e demonstradores, investigação e experimentação marítima e tecnologia de informação e redes, contribuindo para o Plano de Desenvolvimento de Capacidades do Programa Científico-Tecnológico do domínio do Mar.

O Programa pretende examinar e confirmar os próximos passos por forma a melhorar as capacidades da Aliança no Mar. Desta forma, a informação solicitada consiste em 22 elementos de informação individuais (RFI), agrupados em quatro categorias: 1) equipamento científico; 2) desenvolvimento de protótipos e demonstradores; 3) investigação e experimentação marítima; e, 4) tecnologia de informação e redes, podendo a Indústria responder a um ou mais elementos de informação em formato de “White paper”.

As áreas de auscultação estendem-se desde veículos autónomos submarinos e submersos, sensores dedicados à guerra antissubmarina e laboratórios virtuais para prototipagem e simulação, até navios de investigação para determinadas regiões, como o Ártico, e a possibilidade de instalação de infraestrutura de computação para análise de dados e inteligência artificial / aprendizagem automática.

A participação ativa da Indústria portuguesa neste processo permitirá à BTID nacional contribuir significativamente na definição de prioridades estratégicas, bem como na identificação de produtos e serviços essenciais à superioridade científico-tecnológica marítima da NATO.

Para mais informação, consulte aqui.