Project Description

ACT

O NATO Allied Command Transformation (ACT) lança consulta para recolha de artigos, publicações e/ou produtos de análise que auxiliem na edificação da perceção de conflito futura e respetivas implicações no treino das forças inimigas, com vista à preparação das forças Aliadas.

Mais especificamente, a presente consulta procura perspetivas sobre potenciais estratégias e métodos de condução de conflito da perspetiva de vários atores, particularmente de forças opostas, procurando também perspetivas sobre capacidades futuras e emergentes, incluindo no âmbito dos sistemas de armas autónomos, inteligência artificial, tecnologia de mísseis e hipersónica, computação quântica, desenvolvimentos nos domínios cibernético e espacial, bem como a utilização de redes sociais para manipulação de informação.

A participação neste processo de consulta está aberta a instituições académicas e think tanks, apresentando-se como uma oportunidade de influenciar o desenvolvimento de capacidades da NATO. Os interessados em contribuir para o presente estudo, poderão submeter os seus contributos até dia 31 de julho, junto dos pontos de contacto designados no concurso publicado. Mais se informa que os interessados poderão submeter questões técnicas até ao dia 28 de junho.

Mais informação disponível aqui.