NIAG

O NIAG é um organismo de consulta e aconselhamento da NATO junto das indústrias dos países membros. A participação das empresas e outras entidades nacionais neste grupo constitui uma mais-valia já que no NIAG se identificam as principais questões industriais, tecnológicas, de gestão, entre outras, com implicações nos requisitos de desenvolvimento, produção e aquisição de equipamento militar e se podem influenciar debates em curso e estudos futuros.

O “Handbook da Delegação Portuguesa no NIAG” disponibiliza um conjunto de informação, regras, procedimentos e critérios no que respeita à participação de Portugal – incluindo empresas e peritos portugueses – neste fórum da indústria.

A idD Portugal Defence, tendo como ambição uma Economia de Defesa robusta e competitiva na arena internacional, convida a Base Tecnológica e Industrial de Defesa a familiarizar-se com o Handbook e a tornar-se parte ativa desta comunidade.

Handbook da Delegação Portuguesa no NIAG 2021

FAQs

O NIAG – NATO Industrial Advisory Group é um organismo de consulta e aconselhamento da NATO junto das indústrias dos países membros.

Foi fundado em 1968 como um grupo de trabalho integrado na Conference of National Armaments Directors (CNAD) com os seguintes objetivos:

  1. Constituir um fórum aberto para trocas de impressões sobre aspetos industriais, técnicos, económicos, gestão, de investigação e desenvolvimento e produção de equipamentos de armamento no seio da Aliança, baseado na informação providenciada pelos organismos da NATO;
  2. Oferecer aconselhamento ao CNAD e a outros organismos quando apropriado sobre como promover relações governo-indústria e indústria-indústria em matéria de cooperação de armamento no seio da Aliança;
  3. Apoiar o Main Armaments Groups (MAGs) e os seus organismos, e outros organismos NATO quando apropriado, a explorar oportunidades de colaboração internacional, e na procura de formas eficazes e oportunas de satisfazer os requisitos de capacidades militares da NATO.

A participação pode ser feita das seguintes formas:

  1. Inclusão na lista de discussão IdD – Portugal Defence NIAG; a idD Portugal Defence é a representante nacional no NIAG;
  2. Participação em grupos de estudo NIAG;
  3. Participação em reuniões, seminários, ou conferências dirigidas às comunidades do NIAG.

Junte-se à comunidade NIAG manifestando interesse para o email niag@iddportugal.pt

A participação no NIAG pode constituir uma mais-valia para as empresas e outras entidades nacionais já que neste grupo se identificam as principais questões industriais, tecnológicas, de gestão, entre outras, com implicações nos requisitos de desenvolvimento, produção e aquisição de equipamento militar e se podem influenciar debates em curso e estudos futuros.
Pode aceder a mais informação acedendo ao Portal do NIAG – consulte aqui
Para o esclarecimento de qualquer dúvida ou questão adicional, entre em contacto através do endereço de correio eletrónico niag@iddportugal.pt