As atividades de aquisição – procurement – da NATO são conduzidas por diversos organismos, incluindo Comandos e Agências, não existindo uma organização central responsável. Este facto traduz-se na necessidade de acompanhamento de múltiplas plataformas para realizar negócios com a NATO, bem como na adaptação aos requisitos e procedimentos de cada entidade.
Neste sentido, o presente guia pretende auxiliar as empresas, indústrias e entidades científicas e tecnológicas nacionais no acesso a oportunidades de negócio financiadas, contextualizar os procedimentos conduzidos pelas entidades NATO, apresentando aspetos relevantes no que concerne os processos e procedimentos de aquisição da Aliança.
Para qualquer informação sobre normas e procedimentos que não estejam incluídos no presente documento, a idD Portugal Defence dispõe-se a esclarecer quaisquer dúvidas, oferecendo ainda apoio na candidatura aos diversos concursos, ainda que tal responsabilidade pertença integralmente às empresas interessadas.
O Código de Conduta para Fornecedores, enraizado nos valores adotados pela NATO, visa aumentar o envolvimento dos fornecedores e garantir a sua adesão aos mais altos padrões de proteção de dados, condições de trabalho seguras, tratamento justo e respeitoso aos funcionários e práticas éticas.
Este Código de Conduta aplica-se a todos os fornecedores que já colaboram atualmente com a Agência, bem como a futuros interessados que desejam vir a fazer negócios com a NSPA. Estabelece as expectativas da NSPA para todos os fornecedores existentes e potenciais, seus funcionários, entidades relacionadas e subcontratadas. É requerido a todos os fornecedores a leitura e o reconhecimento do mesmo.
Plataformas Nacionais e Internacionais de Concursos Públicos no setor da Defesa
A idD no âmbito da sua atividade de promover, desenvolver e dar suporte às entidades nacionais da Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) desenvolveu o documento “Plataformas Nacionais e Internacionais de Concursos Públicos no Setor da Defesa” que reúne mais de cinco dezenas de plataformas de procurement.
Este documento de suporte às entidades da BTID pretende promover o acesso aos mercados nacional e internacional no setor da Defesa, dando a conhecer a multiplicidade de oportunidades de negócio na Economia de Defesa.
A Organização das Nações Unidas – ONU representa atualmente um mercado global anual que ascende a 17 mil milhões de euros em processos de procurement, representando uma oportunidade para os diferentes operadores económicos nacionais da Base Tecnológica e Industrial de Defesa – BTID.
Para mais informações sobre como efetuar o seu registo na UNITED NATIONS GLOBAL MARKETPLACE consulte as instruções disponíveis na seguinte ligação.
Pode consultar todos os concursos publicados pelo Ministério da Defesa da República da Índia através da seguinte ligação.