A nova Academia do Arsenal 4.0, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em €2 milhões, foi lançada pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no quadro da estratégia de desenvolvimento do cluster naval em Portugal.

A Academia terá um papel estruturante na preparação e qualificação dos profissionais do setor para os novos processos tecnológicos da indústria naval 4.0., oferecendo um conjunto de programas de formação para requalificar as equipas, bem como para atrair e reter engenheiros, com o objetivo de promover a inovação no cluster e reforçar a ligação entre a indústria e a academia.

A Academia inclui um Centro de Inovação e Experimentação, que será um centro de competências para a capacitação de Recursos Humanos e a promoção da Inovação na indústria naval, com ligação à Zona Livre Tecnológica (ZLT) que a Marinha Portuguesa está a instalar em Troia.

A Academia do Arsenal 4.0 é o primeiro projeto da holding idD – Portugal Defence a garantir financiamento do PRR para a Economia de Defesa. O projeto vai contribuir para a criação de emprego associado à formação e aquisição de competências, atração de novas empresas e criação de novos polos de desenvolvimento tecnológico no setor naval. Será também um dos pilares da autonomia estratégica do país para potenciar o crescimento económico, o emprego qualificado e as exportações da Economia de Defesa.

A Academia resulta da associação em consórcio de parceiros estratégicos do cluster naval e das universidades e centros de investigação, como o Consórcio de Escolas de Engenharia, a Associação das Indústrias Navais, a idD – Portugal Defence e a Arsenal do Alfeite.

O ISQ, a UNINOVA e fabricantes internacionais do cluster naval estão envolvidos na Academia do Arsenal 4.0 enquanto responsáveis pela formação dos quadros técnicos necessários à sustentabilidade da indústria naval em Portugal.