O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, presidiu ao lançamento do programa START-UP DEFESA ALFEITE destinado ao desenvolvimento de um cluster da economia da Defesa com o apoio do Estado. Esta é uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa Nacional e da Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais (idD).
O protocolo para lançar a START-UP DEFESA ALFEITE foi assinado a 20 de Julho, no Porto, entre o Ministério da Defesa Nacional e a IdD Portugal. . O objectivo é promover o desenvolvimento da economia nacional e a criação de postos de trabalho através da criação de start-ups e inovação empresarial e tecnológica no sector da defesa.
Durante a sua intervenção, José Pedro Aguiar-Branco referiu que espera, com este programa, levar à criação de empresas e postos de trabalho, funcionando o Ministério da Defesa Nacional como uma “alavanca e parceiro para ajudar a criar condições para um novo paradigma”.
“Quisemos mudar a forma estática [de ver a economia de defesa], tornando-a mais dinâmica e motivadora”, frisou o responsável pela pasta da Defesa Nacional, acrescentando que Portugal “tem aqui um eixo de oportunidade que não pode ser desperdiçado”. José Pedro Aguiar-Branco reforçou ainda a ideia de que esta pode ser a “alavanca de oportunidades que existem não só em Portugal mas em toda a comunidade NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”.
“A economia da Defesa nunca foi vista desta forma” e com este programa queremos torná-la “mais empreendedora, mais motivadora e mais dinâmica”, contribuindo assim “para a afirmação da capacidade portuguesa nesta área”, referiu.
As candidaturas ao programa Start-Up Defesa poderão ser apresentadas através da idD. Esta plataforma disponibilizará apoio logístico e acesso à rede das forças armadas para que os projectos se possam desenvolver e valorizar o potencial tecnológico e industrial.